Cannes Lions: A FCB (Re)constitui o primeiro Grand Prix português

Ao segundo dia, a presença portuguesa em Cannes Lions ultrapassou a da edição do ano passado: já há cinco prémios e, pela primeira vez, uma agência nacional – a FCB Lisboa – ganha um Grand Prix.

Foi o projeto editorial Reconstituição Portuguesa a valer à agência liderada por Edson Athayde o Grande Prémio de Design, assim como um Leão de Bronze em Industry Craft.

“Quando uma empresa chega ao topo mundial significa que toda uma indústria, todo um sem número de talentos, todo um país chega ao topo junto. Este Grand Prix é da FCB Lisboa, mas também de uma multidão. A todos agradecemos e reafirmamos a nossa ambição de que juntos podemos ir ainda mais longe”, comentou Edson Athayde, logo após a atribuição deste prémio.

Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa da FCB Lisboa, Viton Araújo e Diego Tórgo, aplicou o “infame lápis azul da censura” sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo o seu sentido, rasurando e desenhando, até que dela se erguessem, apenas, poemas e ilustrações exaltando valores de Abril como humanidade, liberdade, justice e igualdade.

Publicado pela publicado pela Companhia das Letras/Penguin Random House, o livro foi lançado, no dia 25 de Abril, no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.

Já o projeto CO2AT garantiu à Stream and Tough Guy e à This is Pacifica um Leão de Ouro e outro de Bronze, ambos em Design, respetivamente nas subcategorias “Promotional Item Design” e “Lifestyle, Fashion, Leisure, Sports & Outdoor”.  Trata-se de um casaco, desenvolvido para a Azgard9, que produz oxigénio.

Esta terça-feira, a Havas Lisboa já tinha sido premiada com um Leão de Prata em Outdoor, pela campanha “The Day-After-Women’s-Day Newspapers”.

briefing@briefing.pt

Quarta-feira, 22 Junho 2022 10:30


PUB