Briefing | O que espera da edição deste ano de Cannes Lions?
José Franco | Espero ver o melhor que se faz no mundo. Na generalidade vi bastante qualidade e fiquei satisfeito com muitos projetos nas categorias que estou a avaliar em PR. Continuam a sobressair-se algumas tendências de temas como a igualdade de género, direitos das mulheres, entre outras causas sociais e também ambientais, em particular com as questões do plástico.
As mudanças anunciadas são boas notícias?
Não consigo fazer uma avaliação pois não trago a experiência passada, mas creio que as mudanças pretenderam simplificar e tudo o que seja mais simples, melhor. Há mais inovação e tecnologia, o que é natural, é assim que o mercado em geral e o consumo de media têm evoluído. Há novas categorias que fazem sentido e outras que foram removidas. Sou estreante em Cannes, certamente que irei aprender um pouco mais sobre a competição e o certame.
Os portugueses têm condições para fazer boa figura?
A ambição existe e temos algumas conquistas passadas. Espero que venham leões mas, no fim do dia, que ganhe o melhor.
Quais as expetativas para a categoria que avalia? Quem está bem posicionado para vencer?
Muito boas. O PR tem tido nos últimos anos um forte protagonismo no festival. Noto que nos últimos anos muitas agências criativas desenvolvem ideias e projetos que gerem a notícia, a partilha da notícia, além da partilha e conversação social. O espaço de PR é mais amplo, e conta com mais intervenientes. Alguns dos grandes vencedores foram projetos essencialmente pensados para PR. A ideia conta muito, mas a sua implementação e o impacto são decisivos. Quem preencher as três terá mais hipóteses.
O melhor da criatividade mundial está de facto em Cannes?
Admito que sim. A importância que o evento tem adquirido nos 65 anos de existência continua a atrair o melhor que se faz no mundo.