Capas das newsmagazines vistas à lupa

Capas das newsmagazines vistas à lupa

Chama-se “Seduzir ou informar?” e a partir de uma análise de 48 capas da Visão, L’ Express, Newsweek e Veja procura desmontar a lógica da criação das primeiras páginas das newsmagazines. Trata-se de um livro da autoria de Carla Rodrigues Cardoso, mestre em Ciências da Comunicação e docente na Universidade Lusófona de Lisboa.

O princípio é simples: a capa faz a diferença “neste jogo de sedução e muitas vezes é o elemento decisivo na escolha entre dois títulos concorrentes”. Foi a partir desta fórmula que a autora e investigadora fez o seu trabalho, que conjuga a análise de conteúdo com a abordagem semiológica. O livro é editado pelas Edições MinervaCoimbra e faz parte da coleção Comunicação.

A questão orientadora, que percorre toda a investigação, é saber de que forma a capa de revista de informação geral funciona como dispositivo de comunicação. Para este trabalho foram analisadas 48 capas de quatro publicações que correspondem aos três primeiros meses de 1999.A análise semiológica, pela sua natureza e profundidade, cinge-se aos primeiros quinze dias de Janeiro, incidindo sobre oito capas, duas de cada newsmagazine

Carla Rodrigues Cardoso é mestre em Ciências da Comunicação – Vertente de Estudos dos Media e do Jornalismo – pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde prepara a dissertação de doutoramento. Professora da Universidade Lusófona desde 1997, assegura a coordenação pedagógica da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo.

Estagiou no Diário de Notícias em 1994, tendo integrado as redações do diário Manhã Popular, da revista Factos e do jornal Semanário, antes de passar a trabalhar em regime de freelance, em 1999.

Hermínio Santos

Fonte: Briefing

Segunda-feira, 06 Fevereiro 2012 15:57


PUB