Carlos Sá: “Estamos a viver um momento de transformações sem precedentes”

Carlos Sá: “Estamos a viver um momento de transformações sem precedentes”

É como uma oportunidade única de conectar com outros líderes e debater as mudanças vividas no setor que o presidente da APPM (Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing), Carlos Sá, apresenta o Congresso Nacional de Marketing 2025. Com sessões em duas cidades, vai acontecer a 22 e 23 de janeiro e focar-se em temas como tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social. O mote, “T de Transformação”, reflete o momento de “transformações sem precedentes” e a urgência de compreender e liderar estas mudanças, posicionando os profissionais como agentes de inovação e impacto.

O que podemos esperar desta edição do Congresso Nacional de Marketing?

O Congresso Nacional de Marketing é uma oportunidade única para que os participantes se conectem com outros líderes, debatam tendências, desafios e oportunidades num mundo em constante e rápida evolução. Além disso, terão a oportunidade de ouvir oradores de renome a abordar temas atuais, partilhando as suas perspetivas e visões.

O que traz esta edição de novo?

Em cada edição, procuramos abordar os temas mais relevantes para o mercado e para os profissionais de marketing. Em 2024, o tema foi o “P de Prioridades”, onde debatemos as principais prioridades para marketers e empresas. Este ano, queremos abordar e analisar as transformações que estão a ocorrer nas empresas com base nessas prioridades, tendo por isso escolhido o tema – “T de Transformação”.

O que motivou a escolha deste tema?

Em 2024, identificamos as prioridades essenciais para empresas e profissionais. Em 2025, queremos dar continuidade ao trabalho de 2024 e analisar as transformações que essas prioridades estão a desencadear no mercado. Estamos a viver um momento de transformações sem precedentes, algo que só era possível de imaginar até aqui, impulsionado pela tecnologia, pelas mudanças nos comportamentos dos consumidores e pela necessidade de adaptação a novas realidades económicas e sociais. O tema “T de Transformação” traz à discussão a urgência de compreender e estarmos à frente destas mudanças, posicionando os profissionais de marketing como agentes de inovação e impacto.

Que temas serão discutidos?

Os temas a abordar incluem: agenda de Marketing 2025; transforme dados em experiências memoráveis; transformação digital; inovação e cultura organizacional; impacto da sustentabilidade e responsabilidade social; o futuro das estratégias de Marketing; inteligência artificial – aliado vs competidor; e transformar experiências e valor.

Estes temas refletem as tendências e os desafios mais relevantes para o setor, abordando inteligência artificial, transformação digital, competências profissionais, ética, sustentabilidade e o futuro do marketing.

O que determinou a organização do congresso em três painéis? E em duas cidades?

A divisão em três painéis permite uma abordagem mais aprofundada dos temas principais: tecnologia, transformação organizacional e tendências do consumidor. Já a realização em duas cidades, testada com sucesso em 2024, proporciona uma maior proximidade com diferentes públicos e facilita o acesso ao evento para profissionais de várias regiões do país. Este formato obteve um feedback muito positivo por parte dos participantes e reforça o nosso compromisso de inclusão e alcance nacional.

Quem são os oradores e como foram escolhidos?

Os oradores são especialistas de referência na área do marketing e gestão, reconhecidos pelas suas contribuições no panorama do marketing, tanto a nível nacional como internacional. A seleção baseou-se na relevância das suas experiências e na oportunidade de trazerem perspetivas inovadoras e aplicáveis às várias sessões. O nosso objetivo é garantir que cada intervenção seja inspiradora e impactante para os participantes.

Que impacto espera que o congresso tenha na comunidade de Marketing em Portugal?

Esperamos que o congresso seja um alavancador de ideias, networking e transformação para a comunidade de marketing. Queremos inspirar profissionais e empresas a adaptarem-se e liderarem as mudanças no mercado, promovendo uma visão de futuro alinhada com as expectativas dos consumidores e as exigências do setor.

Sofia Dutra

Esta entrevista pode ser lida na íntegra na edição de janeiro de 2025.

 

Terça-feira, 14 Janeiro 2025 10:46


PUB