Cinco métricas para analisar o sucesso da sua campanha de marketing digital

Medir é, provavelmente, um dos pontos mais importantes numa estratégia digital. Através das métricas, conseguimos perceber se a estratégia para a nossa campanha está a dar resposta ao nosso objetivo e a gerar os resultados que queremos tendo por base os nossos KPI.

 

Esta perspetiva assume um papel mais relevante a partir do momento em que falamos em campanhas de tráfego pago.

Numa estratégia de performance, devemos apostar numa proposta de valor com uma mensagem relevante e que acompanhe o consumidor na sua jornada de compra até à conversão. No entanto, o processo não termina aqui. Devemos continuar a trabalhar para que a frequência de compra se repita, assegurando um Life Time Value de Cliente longo e, mais importante ainda, um consumidor envolvido com a marca.

Quando falamos de publicidade online, podemos olhar a diversas opções: media display, native advertising, google ads, social media advertising, programática entre outros. Cada canal pode “ganhar” métricas mais próprias, no entanto, acredito que se prestar atenção a estas cinco vai conseguir avaliar com um bom rigor a performance da sua campanha.

Custo por clique (CPC) – É o valor que paga pelo clique no seu anúncio. É uma das métricas mais populares em performance. É utilizado em campanhas com foco em tráfego e conversões numa fase de meio e fundo de funil. É expectável que quanto mais baixo for o seu CPC, melhor será a performance da sua campanha.

Taxa de clique (CTR) – A CTR é o número de cliques que o seu anúncio recebe a dividir pelo número de vezes que o anúncio é apresentado. Quanto mais elevada for a sua CTR, menor será o seu CPC, logo, mais “rentável” será o seu orçamento. Numa campanha de Google Ads, pode utilizar a CTR, cruzada com outras métricas, para avaliar quais os anúncios e as palavras-chave mais eficazes.

Custo por aquisição (CPA) – Se a sua campanha for focada em conversões, apenas irá pagar quando esse objetivo acontece. Uma venda numa loja online é um exemplo de conversão. Ao dividir o valor do investimento pelo número de vendas realizadas, encontra o CPA. Com esta métrica vai conseguir perceber melhor qual o investimento necessário para conseguir uma conversão.

Taxa de conversão (CR) – É a métrica usada para acompanhar quanto da sua audiência realmente converte. Basta, para tal, perceber as conversões geradas em comparação com o número total de visitantes ao seu website ou landing page. Em termos práticos, a taxa de conversão é uma métrica que deve acompanhar de perto, para perceber quanto da sua audiência gera resultados para o seu negócio.

Retorno do investimento nos anúncios (ROAS) – É como se fosse o ROI, mas focado apenas em campanhas pagas. Se quisermos simplificar, são as receitas diretamente relacionadas com a publicidade. Através do ROAS, vai perceber quanto recebe de retorno por cada euro que investe em publicidade. Ao descobrir o ROAS da sua campanha, vai perceber quais os canais mais relevantes para a sua estratégia digital.

Em jeito de conclusão, importa referir que as métricas devem ser sempre analisadas de forma integrada e com dados complementares que pode extrair do Google Analytics, por exemplo.

No final do dia, falamos de negócio e um dos pontos mais relevantes, na minha opinião, é aumentar receitas, com uma boa margem, gerando uma boa rentabilidade e garantindo um elevado ROI. Estas cinco métricas são uma boa base.

Márcio Miranda, E-Commerce Manager da Delta Cafés

briefing@briefing.pt

 

Terça-feira, 15 Dezembro 2020 10:06


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