Cofina atinge lucro de 4,8 milhões em 2011

Cofina atinge lucro de 4,8 milhões em 2011
A Cofina SGPS apresentou os resultados do exercício de 2011, os quais registaram um resultado líquido de 4,8 milhões de euros, valor em linha com os cinco milhões de euros verificados em 2010. No segmento de jornais, o grupo registou um aumento de 1,2 por cento face ao mesmo período do ano anterior, ao passo que no de revistas, a empresa conheceu um decréscimo de 13,9 por cento.

No total, a secção de jornais da Cofina atingiu cerca de 48,9 milhões de euros nas receitas de circulação. Contudo, as receitas provenientes de publicidade registaram uma quebra superior a sete por cento e os produtos de marketing alternativos caíram cerca de 16 por cento. Assim, as receitas totais deste segmento ascenderam a 96,7 milhões de euros, um pouco menos em relação a 2010 – 101,5 milhões de euros. Deste modo, o EBITDA alcançado na área dos jornais atingiu cerca de 19,7 milhões de euros, o que se traduz num decréscimo de cerca de 12,7 por cento face ao período homólogo do ano anterior.

O generalista “Correio da Manhã” foi o diário que registou uma circulação paga média diária superior a 125 mil jornais – segundo revelam dados da Associação Portuguesa de Controlo de Tiragens (APCT) -, reforçando a liderança com uma quota de mercado de 43,8 por cento.

Já o segmento de revistas da Cofina não teve, em 2011, o mesmo desfecho do que o do jornais. As receitas totais desta secção rondaram os 30 milhões de euros, cerca de 13,9 por cento menos face ao mesmo período de 2010. As receitas de circulação registaram uma queda de 5,6 por cento, chegando aos cerca de 15,8 milhões de euros. Relativamente à publicidade e às receitas associadas a produtos de marketing alternativa, registou-se uma queda de 16,8 por cento e 37,4 por cento, respetivamente.

Ainda assim, no quarto trimestre de 2011, o EBITDA deste segmento registou um aumento de 754 mil euros, um crescimento de cerca de três por cento relativamente a 2010. Este aumento justifica-se através do resultado da estratégia de redução de custos que tem vindo a ser implementada, onde os custos operacionais se reduziram em cerca de 12,7 por cento face ao período homólogo de 2010.

No total, a Cofina obteve, no ano passado, um volume de vendas de 127 milhões de euros, menos 7,1 por cento do que em 2010. Contudo, as receitas de circulação mantiveram-se estabilizadas nos 65 milhões de euros. Já as receitas de publicidade recuaram 9,4 por cento, para os 50 milhões de euros, devido à “forte contração na atividade económica regista, sobretudo, no segundo semestre de 2011”, explica o grupo. As receitas de produtos de marketing alternativo também registaram uma quebra, passando dos 16,3 milhões de euros, em 2010, para os 12,2 milhões de euros, em 2011.

Fonte: BAN

Sexta-feira, 09 Março 2012 11:12


PUB