O Presidente da República escolheu a cidade de Elvas para acolher as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, onde teve lugar uma Cerimónia Militar no Rossio de São Francisco, junto ao Aqueduto da Amoreira, presidida por sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, que contará com a presença de altas individualidades civis e militares, nacionais e estrangeiras.
Não obstante a emissão de duração extensa, os níveis de audiência média ao longo do programa foram expressivos e registaram, inclusivé, uma tendência crescente à medida que se aproximou a hora de almoço, chegando aos 500 mil telespectadores. Às 12:00, no centro de negócios de Elvas, teve início a sessão solene comemorativa do 10 de Junho, que contou com intervenções do Presidente da República e do presidente do Conselho Económico e Social Silva Peneda, que este ano foi nomeado por Cavaco Silva para presidente da Comissão Organizadora do 10 de Junho.
O perfil de audiência desta emissão especial do Dia de Portugal regista primazia de faixas etárias a partir dos 55 anos e pertencentes à classe social média baixa. A região Centro e do Alentejo destacam-se com índice de afinidade superior no que respeita à caracterização da audiência do programa.
Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director)
![]() |
Fonte: OMG Consulting/MMW (Base GFK) |