Como a Arquiconsult se vai internacionalizar em 2013
A Arquiconsult, uma consultora em sistemas de informação especializada em soluções para o retalho, planeia abrir, em 2013, o seu primeiro escritório fora de Portugal, nos EUA ou no Brasil, disse ao Briefing o CEO da empresa, Rui Santos.
O responsável da consultora, que vai realizar em fevereiro dois workshops, em Lisboa e no Porto, sobre como aumentar a rentabilidade na eletrónica de consumo e no comércio de moda e acessórios, considera que a especialização é o que distingue a Arquiconsult da concorrência. Também “a competência de ter instalado mais de 150 sistemas em Portugal, EUA, França, Alemanha, Espanha, Itália, Argentina, Angola, Canadá, entre outros países e o facto de trabalhar com produtos internacionais da Microsoft (e nesta área, da LS Retail)”, são outros fatores de diferenciação.
Os dois workshops têm sessões em Lisboa e no Porto. Na capital decorrerão no dia 19 de fevereiro, no Microsoft Lisbon Experience, e na cidade Invicta terão lugar no Bessa Hotel, no dia 21 de fevereiro.
Briefing | O que leva a Arquiconsult a realizar estes dois eventos na área do retalho?
Rui Santos |Já desde 2004 que a Arquiconsult organiza anualmente um workshop e/ou seminário sobre retalho todos os anos. Normalmente a ideia é conseguir trazer a Portugal algum do conhecimento existente na nossa rede de relacionamentos internacionais, com diversos especialistas de tecnologias de informação, ligadas ao sector do retalho.
Este ano resolvemos mudar um pouco a nossa atuação e focar mais ainda as áreas de cobertura de ambos os workshops. Resolvemos escolher duas áreas específicas; A Eletrónica e a Moda. Mais tarde, mas ainda durante este ano, iremos promover a realização de mais um workshop dedicado, exclusivamente, à comercialização de Móveis e acessórios para casa. O objetivo com estas ações é dar a conhecer os avanços tecnológicos a todas as empresas destes sub-sectores do retalho.
Temos soluções bastante inovadoras para estes sectores, muito especializadas e com inovação, como é o caso da Warrantyhotel.com com a qual podemos guardar online todas as facturas de compra dos clientes e gerir assim as garantias dos artigos vendidos. Repare que hoje em dia as durações das garantias de todos os bens têm tendência para aumentar. Atualmente chegamos a ter produtos no mercado com 7 anos de garantia. Toda a documentação obrigatória para que estes comerciantes possam controlar o seu próprio serviço de Pós-venda passam a estar centrados num único local, com vantagem para o cliente e para o comerciante, deixando de existir qualquer dúvida sobre os diferentes aspeto da compra, como por exemplo a duração da garantia, ou o seu início, e deixa de existir ainda a perda do documento que dá direito à mesma.
Briefing | Quais os seus objetivos e a quem se dirigem?
RS | O objetivo é dar a conhecer ao maior número possível de empresas destes sub-sectores o que podem dispor em termos de tecnologias de informação para os seus negócios. É sempre importante entender que as nossas soluções são baseadas no ERP Microsoft Dynamics NAV com a adição de funcionalidade da LS Retail (www.lsretail.com) para conseguir cobrir todas as áreas de ligação com o cliente, e para a integração total da informação da empresa, desde todos os contactos com o cliente até à sua própria contabilidade, passando por compras, reaprovisionamento, gestão de stocks, etc…
Dirigimos estes workshops especificamente a quem trabalha nos sub-sectores indicados. Quando alguém que pertença a uma empresa que tenha os mais diversos negócios de retalho e que esteja presente num destes sectores consegue estar meio dia em sala em contacto com o nosso conhecimento e sistemas, fica a perceber que pode adquirir um sistema completo que lhe gere a empresa, as lojas, o marketing, stocks, fidelização, e consegue ainda utilizar um conjunto de ferramentas integradas que lhe permitem estar à frente dos diversos sectores em que atua, com o mesmo sistema, e apenas um sistema, para todos os seus negócios.
O objetivo final é conseguir que quem atende a estas reuniões consiga planear melhor os seus investimentos em sistemas integrados de gestão para a sua área. Conseguir assim, em pouco tempo, ver até onde pode ir de futuro, em termos de sistemas específicos para si.
Briefing | Que soluções é que a empresa tem para este segmento de negócio?
RS | Para a gestão de toda e qualquer empresa, nacional ou multinacional baseamos estas soluções no ERP Microsoft Dynamics NAV aumentado as suas características, sem sair do mesmo sistema, com a adição das funcionalidades que tem o LS Retail para o retalho. Depois acrescentamos o nosso conhecimento destes sectores específicos com algumas soluções também elas criadas no ambiente de desenvolvimento do ERP e chegamos um produto final que está totalmente adaptado à realidade nacional e multi-nacional para empresas destes sectores. Repare que a Adidas, por exemplo, usa este sistema em todas as suas lojas em todo o mundo.
Depois apresentamos inovação com alguns sistemas via web e outros, aqui não apresentados, mas que estão disponíveis, que permitem à empresa estar no seu mercado com mais e melhor informação e conhecimento sobre a sua atividade do que com qualquer outro sistema que esteja disponível em todo o mundo para esta área. De facto, hoje possuímos uma oferta que permite a uma média empresa trabalhar com um sistema de informação apenas disponível, até há pouco tempo atrás, a grandes empresas de retalho.
Briefing | O que distingue a Arquiconsult da sua concorrência?
RS | A especialização para esta área. A competência de ter instalado mais de 150 sistemas em Portugal, EUA, França, Alemanha, Espanha, Itália, Argentina, Angola, Canadá, entre outros países. O facto de trabalhar com produtos internacionais da Microsoft (e nesta área, da LS Retail) aliados a alguns dos melhores sistemas que correm na mesma tecnologia e que permitem a uma empresa do sector do retalho conseguir crescer, centralizando a sua informação e gerindo a mesma num sistema único para os diversos negócios que possua no retalho, e ao mesmo tempo, praticamente em qualquer país do mundo (a LS Retail e a Microsoft estão presentes neste momento em mais de 100 países com parceiros e sistemas localizados para cada realidade). A Arquiconsult por exemplo, localiza o LS Retail para Portugal, Espanha e Países de língua espanhola da América Central e América do Sul.
Por outro lado, a Arquiconsult coloca um grande ênfase na formação e certificação da sua equipa. Possuímos 62 consultores nestas áreas, com mais de 170 certificações realizadas nos sistemas que comercializamos, representamos, localizamos e desenvolvemos.
Por fim a visão especializada que colocamos no sector do retalho com sistemas integrados, leva-nos a patamares de serviço muito acima da média dos nossos concorrentes nesta área, tanto em Portugal, como felizmente, em termos internacionais.
Briefing | Quais os principais projetos da empresa para 2013?
RS | A Arquiconsult planeia em 2013 abrir o seu primeiro escritório fora de Portugal, dado que neste país já temos dois escritórios consolidados e próprios, em Lisboa e Porto. Está ainda em estudo se o faremos nos EUA, mais precisamente em São Francisco, ou se no Brasil, em Belo Horizonte. Esta é sem dúvida a maior decisão para este ano, sendo possível que apenas seja terminada em Junho e a implementação possa ainda ser feita para abrir no máximo, no início de 2014.
Para além disso, utilizaremos as características de Portugal, como bom formador de peritos em TI, e particularmente em ERP, e iremos lançar o nosso primeiro serviço de nearshoring. Já este ano faturamos cerca de 30% da nossa faturação para a Europa e América do Norte, tanto com clientes e projetos diretos, como com nearshoring. Resolvemos organizar melhor a área de nearshoring a apresentá-la na conferência de parceiros da LS Retail em Lisboa, em Maio deste ano. Esta conferência, que trouxemos para Lisboa pela segunda vez (a primeira foi em 2006), traz ao nosso país mais de 180 representantes de empresas de consultoria na área de ERP ligadas ao sector específico do retalho. Estas pessoas chegam de todo o mundo, precisando algumas delas de reforço de consultores na sua atividade local. Estaremos atentos e apresentaremos o nosso serviço nesta reunião de três dias. Posteriormente iremos trabalhar no sentido de poder transformar este negócio num dos maiores na nossa área internacional, com o objetivo de crescer fora de fronteiras.
Fonte: Briefing
Terça-feira, 05 Fevereiro 2013 13:21
Partilhe
briefing@briefing.pt fale connosco!
PUB