Briefing | O que levou a Dockers a lançar uma coleção para comemorar os 10 anos do programa Water<Less®?
Joan Calabia | O fato de sermos conscientes do impacto e da responsabilidade que a indústria têxtil tem na criação de um futuro mais sustentável. Formamos parte do grupo Levi Strauss &Co e estamos determinados a reduzir o nosso impacto ambiental através de iniciativas como Water<less®, entre outras.
Esta coleção cápsula celebra e dá visibilidade ao nosso compromisso de continuar a explorar novas formas e produtos para reduzir o nosso impacto ambiental. Com ela conseguimos responders a múltiplas prioridades como marca: criar produtos de alta qualidade que oferecem confiança e estilo aos nossos consumidores, produzidos de forma sustentável.
Para nós, a sustentabilidade está também totalmente ligada à qualidade, à durabilidade e à versatilidade da roupa que oferecemos. Umas calças Dockers® não servem apenas para um dia da semana e não duram só uma estação. Estão pensadas e fabricadas para durar anos e serem usadas no dia a dia, em qualquer ocasião.
No caso desta coleção cápsula, as nossas calças Alpha Khaki Water<less® não só são duráveis, como também estão pensadas para envelhecer bem, ganhando uma patine de cores e um look desgastado muito interessante com o uso. Além disso, têm no interior linhas tracejadas que sugerem aos utilizadores como cortá-las para lhes dar uma nova vida, por exemplo transformando-as nuns calções.
Como se traduz a adesão a esse programa, isto é, o que é já produzido de acordo com esses métodos?
Além da cápsula Water<less® que acabamos de lançar, 47% da nossa linha global também é Water<less®.
Qual a poupança (de recursos) que tem sido conseguida?
Desde o lançamento, em 2010, até hoje, a Levi Strauss & Co conseguiu poupar mais de 3,5 mil milhões de litros de água graças às técnicas Water<less®.
Qual a ambição? É possível chegar aos 100% da produção segundo essas práticas?
Pensamos que sim. E, na primavera/verão 2021, todas as calças Dockers® serão Water<less®.
De que modo é que a marca comunica este posicionamento?
Neste momento, os nossos produtos têm etiquetas que explicam as técnicas sustentáveis com que são fabricados e o staff das nossas lojas está formado para saber explicar o benefício desta abordagem. No que respeita a uma comunicação mais abrangente das iniciativas de sustentabilidade da marca, a coleção cápsula Water<less® é o nosso primeiro passo para fazer uma afirmação mais clara de onde a marca quer chegar. Nesta fase, a nossa comunicação está centrada no ponto de venda, nas inciativas de relações públicas para dar visibilidade através dos media e de influenciadores, bem como através dos nossos perfis de marca nas redes sociais.
Os consumidores valorizam e aderem? Em que medida?
Estamos a ter uma aceitação ótima da cápsula Water<less® na Europa, tanto por parte dos nossos consumidores como dos meios, que estão a dar muita visibilidade à cápsula em revistas e websites. Fizémos um pre-launch online da coleção e obtivemos muito boas vendas, especialmente das t-shirts, o que é um muito bom sinal de que estamos a chegar a um público mais jovem.