Briefing | Como surge o Galp Create?
João Filipe Torneiro | O Galp Create teve a sua génese em 2014, com o lançamento de um concurso de design que, então, contemplou dois desafios distintos: uma transformação puramente artística da garrafa Galp gás; e o desenvolvimento de uma nova imagem para as garrafas, em circulação nos mercados nacional e espanhol. O entusiasmo desencadeado por este desafio, traduzido na enorme adesão e no arrojo e originalidade das propostas, tornou claro que não podíamos deixar de desenvolver e fazer crescer esta iniciativa, o que resultou no desenvolvimento da marca Galp Create e de um conceito ajustado ao propósito a que nos propusemos.
Briefing | Depois do concurso de design de 2014, a iniciativa alarga-se este ano. O que está na origem dos novos desafios criativos?
JFT | Acreditamos na relevância da criatividade e da inovação para o marketing de negócios. Pretendemos dinamizar a cocriação e a relação entre o cliente e a Galp Energia, com especial enfoque no segmento jovem. Assim, este ano, estendemos os desafios ao vídeo-marketing na expectativa de atrair pequenas empresas e jovens criativos que desenvolvam peças de comunicação originais em torno da marca tangerina recorrendo aos conceitos de storytelling.
Briefing | Como se insere o Galp Create na estratégia de marketing e comunicação da Galp Energia?
JFT | Apesar de esta ser uma iniciativa lançada no marketing de negócios (Oil), uma vez que a mesma promove o envolvimento direto dos clientes com as componentes de negócios, ao incentivar novas metodologias e o design nos processos de valor, o Galp Create enquadra-se perfeitamente nos valores da Galp Energia e capitaliza na marca a proximidade e o aprofundar da relação com os clientes.
Briefing | Que retorno traz à marca?
JFT | O Galp Create convida, de forma espontânea e natural, à criação, à inovação e à descoberta, ao mesmo tempo que atribui forma e conteúdo a este processo, capitalizando na marca os atributos referidos. Ainda assim, o Galp Create, pela proximidade que promove com o universo criativo, traz para a marca novas dimensões, de que se destaca a cultural.
Briefing | Como serão incorporados os conteúdos vencedores no negócio da marca?
JFT | Caso os trabalhos de design tenham a qualidade que desejamos, e à semelhança do que ocorreu com os desafios de 2014, aplicaremos as propostas de design vencedoras a cerca de 100.000 garrafas de gás butano, que serão distribuídas na Península Ibérica, para chegarem às casas dos consumidores finais.
As melhores criações do concurso de arte serão expostas em vários certames públicos, também à semelhança do que está a ocorrer com os trabalhos do concurso anterior.
No que respeita aos vídeos publicitários, consideramos divulgar as melhores propostas em diferentes meios associados à estratégia de comunicação comercial da Galp Energia e na internet.
Briefing | Estamos a falar de inovar com criatividade. Como se aplicam estes conceitos a uma empresa cujo core business é o gas&oil?
JFT | Na Galp Energia pomos muito empenho em aliar a responsabilidade social à rentabilidade económica, facto que nos motiva a desafiar as comunidades académica e empresarial, os empreendedores e criativos, em iniciativas que potenciam uma mensagem simultaneamente pedagógica e construtiva.
Com as oportunidades do Galp Create, os jovens criativos podem explorar a garrafa de gás, dinamizando um produto que é símbolo de relação entre os clientes e a marca Galp Energia. Por outro lado, dinamizar o conceito Lojas Tangerina, enfatizando toda a conveniência, a disponibilidade, o conforto e as ofertas competitivas, através de histórias que tenham no background da narrativa a forte presença e o envolvimento da marca Tangerina no quotidiano dos seus consumidores.
Briefing | Em que medida é responsabilidade das empresas estimular os talentos nacionais?
JFT | Mais do que atender às tendências de marketing, nomeadamente a cocriação, a Galp Energia, sendo uma muito relevante marca nacional, ambiciona com o Galp Create criar canais e uma plataforma que estimule o talento e a inteligência. Esta atuação e a proximidade da Galp Energia aos talentos nacionais são também visíveis noutras iniciativas, como são exemplo as parcerias e projetos que vimos desenvolvendo com as universidades e algumas escolas secundárias.
A assinatura Galp Create e o conceito de dar “energia às ideias” concorrem para a missão da Galp Energia, enquanto geradora de energia. Pretendemos levar esta missão cada vez mais longe e já estamos a trabalhar as ideias e as possíveis parcerias para os desafios do próximo ano.