Briefing | Porquê uma marca Lisbonlovers?
Luis Beato e João Coelho | Por dois grandes motivos: necessidade e paixão. Lisboa precisava de uma marca que celebrasse tudo aquilo que a torna única. Uma marca que fosse o ponto de encontro entre design e tradição, recuperando os símbolos da cidade, mas com um toque de modernidade. Gostamos de acreditar que a Lisbonlovers é essa marca, com a vantagem extra do próprio nome definir o posicionamento de forma de forma clara e inequívoca: somos apaixonados pela cidade e queremos partilhá-lo com o mundo.
Briefing | E porquê a opção pelo merchandising? O que oferecem de diferenciador face ao atual mercado dos souvenirs?
LB e JC | O merchandising é apenas uma das formas que escolhemos para partilhar este amor. É importante fazer perpetuar a experiência de alguém que visita Lisboa para além dos dias que dura a sua estada aqui. Quando um turista nos visita e gosta do que vê, é bom que leve mais do que as boas recordações. Ao levar uma t-shirt, um poster ou qualquer outro artigo que represente esta nova Lisboa (mais trendy e atual), está a promovê-la no seu país. Se a acompanhar essa “promoção” só tiver coisas boas a dizer sobre nós (portugueses e lisboetas), será meio caminho andado para voltar e, mais importante, fazer com que o seu círculo de amigos também queira visitar Lisboa. Isso, para nós, é muito importante. Como marca, mas também como lisboetas.
Sabemos que o mercado é hoje diferente do que era há três anos, quando começámos. Hoje é bastante mais fácil encontrar bons souvenirs, o que é excelente. Sabemos que temos alguma responsabilidade nisso, o que também é muito bom.
De diferenciador temos a coerência, não só da marca, como também de toda a linha de artigos. É fácil descobrir a ligação entre tudo o que fazemos. Costumamos dizer que estamos na fronteira entre os artigos de souvenir e os artigos de design, e esse é um território confortável para nós. Até porque só dessa forma conseguimos vender tanto para portugueses como para estrangeiros. Afinal, todos temos algo em comum: somos Lisbonlovers!
Briefing | Lisboa vende? A quem?
LB e JC | Lisboa vende. E vende cada vez mais. Vende aos turistas, que adoram tudo o que tenha a ver com o carácter único de Lisboa – sardinhas, elétricos e o padrão dos azulejos são bons exemplos disso mesmo. Mas também vende ao público nacional (e lisboeta). É interessante notar o interesse crescente dos lisboetas pelos nossos produtos. Para oferecer ou para usufruto próprio, a verdade é que vendemos muito para portugueses. Nos dois anos completos de atividade, dezembro foi sempre o mês que atingimos maior faturação.
Briefing | Como é que a Lisbonlovers se propõe acrescentar valor à cidade e à promoção da cidade?
LB e JC | Promovendo um espírito positivo sempre! Para negativa já basta a conjuntura. Queremos mostrar o que há de bom na cidade, o que por vezes implica vê-la com algum distanciamento. Por termos vivido aqui toda a nossa vida, por vezes não conseguimos ver o que temos à nossa volta de tão especial. Viajarmos ajuda nesse exercício, mas o contacto com os turistas também. São eles que nos ajudam a ver melhor esta Lisboa que temos.
Tentamos incluir essa visão no que fazemos. No merchandising que recupera os símbolos da cidade, mas numa visão refrescada; na nossa página de facebook onde promovemos eventos, destacamos fotografias e celebramos aquilo que a cidade tem de melhor; e no nosso site, onde também fazemos, mas com um pouco mais de profundidade. A premissa é sempre a mesma: só promovemos aquilo que tem qualidade, não fazendo qualquer tipo de crítica negativa. Se não tem qualidade, simplesmente não é mencionado. Acreditamos num espírito positivo e esse espírito que queremos ver associado à nossa cidade e ao nosso projeto.
Paralelamente a isso, queremos envolver-nos cada vez mais na transformação da cidade, atuando como pivot entre entidades públicas e privadas no sentido de acrescentarmos valor. Acreditamos que todos temos um papel ativo e uma palavra a dizer no futuro, não apenas da cidade, mas da sociedade. Para 2014 teremos uma novidade que envolve essa noção de cidadania e do que cada um de nós pode fazer pela cidade e pelos outros.
Briefing | Quais os resultados da Lisbonlovers até agora?
LB e JC | Os resultados têm sido francamente animadores. Temos vindo a duplicar os resultados a cada ano que passa, numa lógica de crescimento interessante. Temos procurado aumentar os pontos de venda em Lisboa (venda própria e revendedores) e, com a visibilidade da marca, temos atraído a atenção de outros pontos do país, que têm mostrado interesse neste conceito de “lovers”. Daí o lançamento da Madeiralovers, em abril deste ano, em parceria com uma pessoa da terra, e que tem corrido bastante bem, preparando-se agora a abertura da primeira loja própria da marca.
Briefing | Quais são os próximos passos?
LB e JC | Para a Lisbonlovers será abrir mais um ou dois pontos de venda em locais estratégicos. Se a localização é fundamental em quase todos os negócios, neste é absolutamente decisiva. Temos que estar onde andam os turistas.
No próximo ano queremos estender a nossa atuação a outras áreas, assumindo o papel de pivot entre várias entidades com um objetivo comum: a valorização de Lisboa. É importante que cada um de nós (empresas e particulares) assuma o seu papel numa Lisboa cada vez melhor. Queremos liderar pelo exemplo.
Prevemos o lançamento de mais uma marca a curto prazo, com o Porto a ser a hipótese mais lógica. A médio prazo outras se seguirão. A esse nível estamos a repensar a estratégia de crescimento, dada a visibilidade da Lisbonlovers e o interesse que tem gerado a partir daí. Não podemos dizer que foi uma surpresa absoluta, mas tem ultrapassado as nossas expectativas. E o momento para fazer as coisas acontecer é agora.