Como os Storytailors ajudam a Asus a chegar a novos públicos

Como os Storytaillors ajudam a Asus a chegar a novos públicosA Asus acaba de lançar o smartphone Zenfone 2, numa estreia que assinala a entrada agressiva da marca no mercado português de telemóveis. E fá-lo em parceria com a dupla de designers Luís Sanchez e João Branco da Storytailors. Uma estratégia com a qual pretende criar sinergias e chegar a outros públicos para lá da área tecnológica. Quem o diz é Carolina Afonso, diretora de marketing da Asus em Portugal, que explica ao Briefing o porquê desta aposta.

Briefing | A Asus prepara-se para lançar um novo smartphone em Portugal, em parceria com os designers portugueses Storytailors. O que motivou esta escolha?

Carolina Afonso | A nossa escolha foi motivada essencialmente pelos elementos que unem ambas as marcas: inovação, criatividade e versatilidade, que estão presentes nos produtos da Asus e nas criações dos Storytailors. O resultado não poderia estar mais em sintonia com o nosso posicionamento na linha de produtos em questão. O tema da capa Sunrise escolhido pelo Luís Sanchez e pelo João Branco retrata, como o próprio nome indica, um amanhecer e simboliza também o despertar da ASUS num mercado que se identifica cada vez mais com as tendências da moda.

Além disso, tivemos a preocupação que esta capa expressasse uma das características do Zenfone 2, que é o facto de ser um equipamento com um design elegante, que funciona como uma extensão do próprio utilizador e que tivesse também uma vertente aspiracional. O resultado criativo desta expressão resulta em algo único e em que há uma simbiose perfeita. Por exemplo, a inclusão do elemento dos corvos na capa, além de serem símbolos de Lisboa, eram também utilizados em outros tempos como mensageiros, e este é também o papel de um smartphone nos dias de hoje.

Briefing | Qual o retorno esperado desta associação?

CA | O nosso objetivo estratégico com esta parceria é comunicar a nossa oferta tecnológica – neste caso o Zenfone 2 – em associação com as áreas da moda, fotografia, e empreendedorismo.

O retorno que esperamos tem a ver com posicionamento do Zenfone 2 nestas áreas, dado que tem uma oferta de valor acrescida para este público que esperamos ver reconhecido.

Briefing | A Asus está a investir na entrada no mercado português de telemóveis. Esta é uma estratégia para assinalar esta aposta?

CA | Sim, esta parceria assinala a chegada do Zenfone 2 ao mercado português. Quisemos acrescentar valor a todos os que ansiosamente esperavam que o produto chegasse ao mercado português. A cover Sunrise by Storytailors é uma edição limitada, a primeira no mundo cujo desenho e produção é feita 100% a nível local, tem como fonte de inspiração a cidade de Lisboa e a evolução da tecnologia e do mercado dos smartphones. Além disso é oferta exclusiva na pré-encomenda do Zenfone 2 e disponível apenas na ASUS eShop.

Briefing | Mas o que motiva o investimento em parcerias nos lançamentos de produtos da marca?

CA | As parcerias permitem-nos criar sinergias e chegar a outros públicos para lá da área tecnológica. O que pretendemos sempre é a criação de parcerias win-win, em que exista empatia mútua entre ambas as partes e que possam beneficiar mutuamente do know-how de cada uma para criar algo único e que reflita o ADN de ambas.

Briefing | E em que medida se insere na estratégia de marketing?

CA | Esta iniciativa faz parte da nossa estratégia de comunicação com um target mais alargado, e para já, com o Zenfone 2 estamos a explorar as áreas da moda, da fotografia e do empreendedorismo. Faz parte de um plano integrado e que inclui outras vertentes como eventos, planos de comunicação e experiência no ponto de venda.

Briefing | Qual o papel da casa-mãe na escolha destas parcerias?

CA | A Asus, a nível internacional, já teve diversas parcerias com alguns artistas de renome no desenvolvimento e produção de peças exclusivas, como Karim Rashid, David Lewis ou Jay Chou. Esta parceria teve o apoio da nossa casa-mãe desde o início, o que nos encorajou ainda mais para desenvolver algo único e especial e com afinidade para com o público-alvo.

Briefing | O que a Asus tem preparado, em termos de campanhas de publicidade, para assinalar a aposta da marca no mercado português?

CA | As nossas campanhas relacionadas com o Zenfone 2 têm como claim “Vê o que Outros não Veem” e contámos com uma parceria internacional com o instagrammer Robert Jahn. Através de fotografias que ilustram diversas situações do dia-a-dia, as características diferenciadoras do Zenfone 2 são evidenciadas. Um dos exemplos são fotografias tiradas pelo Rober Jahn que tiram partido da nossa tecnologia Asus Pixelmaster que permite melhorar situações de baixa-luminosidade e de contraluz com HDR.

Esta campanha conta com diversos formatos, e incide sobretudo na vertente digital, em especial nas redes sociais.

Briefing | Mas o que representa Portugal no negócio da marca?

CA | A Asus é marca líder em portáteis em Portugal. Em 2014, a Asus vendeu em Portugal mais de 120.000 unidades na categoria de mobile PCs, detendo uma quota de mercado de 31,6% do total de unidades vendidas.
Estes resultados comprovam a crescente confiança do consumidor português, que deposita nos produtos Asus. A resposta a essa confiança é feita por parte da marca, através do lançamento de novas e ambiciosas linhas de produto em 2015, no qual se destaca o Zenfone 2.

Briefing | Qual o mercado com mais peso no negócio da Asus?

CA | A Asus é uma multinacional de origem taiwanesa e com presença global no mercado. Somos neste momento um dos três maiores fabricantes do mundo de notebooks de consumo e fabricante das motherboards mais vendidas e premiadas em todo o mundo. Sendo uma marca global, olhamos para o mercado como um todo. Para terem uma ideia, em termos globais temos 12.500 trabalhadores e uma das melhores equipas de investigação e desenvolvimento de 3.800 engenheiros. As receitas globais da empresa no ano anterior rondaram os 14 mil milhões de dólares.

Briefing | Que objetivos para 2015?

CA | As expectativas para este ano são as de continuação da consolidação da posição da Asus enquanto n.º1 no mercado português de portáteis e crescimento no volume de negócios em toda a área da mobilidade.

 

Como os Storytailors ajudam a Asus a chegar a novos públicos

sb@briefing.pt

Terça-feira, 29 Setembro 2015 16:22


PUB