Os primeiros produtos com a nova iconografia estão, agora, a chegar às lojas e a marca prevê que, no prazo de dois anos, esta abranja todas as suas embalagens.
Além de indicar qual o ecoponto a que se destinam, a nova iconografia, lançada para ajudar a reciclar, inclui informações sobre como preparar e separar embalagens, incentivando os consumidores a adotar “comportamentos mais amigos do ambiente”.
A par da colaboração com a SPV, a iconografia foi alvo de “estudos aprofundados junto dos consumidores”, que foram convidados a desenhar estas instruções para várias tipologias de produtos do Continente. A marca do grupo Sonae explica que os consumidores ajudaram a definir a informação mais relevante sobre como reciclar cada produto, a escolher as “palavras simples e expressões claras” e a importância das cores.
A propósito desta iniciativa, a diretora de Marcas Próprias da Sonae MC, Ana Alves destaca: “Ainda são mais as embalagens de plástico que vão parar a aterro do que as que vão para o ecoponto. Existem muitas dúvidas em relação ao processo da reciclagem e à separação dos vários componentes, e as embalagens são um meio privilegiado para esclarecer as questões que temos no exato momento em que estas surgem.”
Já a CEO da SPV, Ana Isabel Trigo Morais, sublinha: “Este projeto que temos vindo a desenvolver com a Sonae MC, vem, por um lado, conferir às embalagens um maior potencial de reciclabilidade e, por outro lado, tornar mais simples, percetível e clara ao consumidor toda a iconografia relacionada com a separação seletiva”.