Como uma empresa industrial ganhou um prémio de marketing

COLQUMICA

A Colquímica, uma empresa portuguesa de colas industriais, conquistou em Junho um prémio na categoria de campanha de marketing mais criativa atribuído pela Associação Internacional de Nonwoven e Indústrias Associadas, EDANA, durante a maior Feira Internacional desta indústria, realizada em Genebra, na Suíça. Sofia Koehler, directora de Marketing e Comunicação da empresa, explicou ao Briefing como é que uma empresa industrial ganhou um prémio internacional na área do marketing.


O que leva uma empresa industrial a concorrer a um prémio de marketing?

A Colquímica pretende posicionar‐se no mercado como uma marca diferenciada dentro de um sector, eminentemente conservador, como é o caso do sector químico industrial. Temos consciência da importância da comunicação, do seu papel, e sobretudo de que esta é feita para as pessoas, independentemente de estarmos num negócio muito específico e aparentemente pouco apelativo, como é o das colas industrias. Assim sendo, toda a nossa comunicação tem como base a felicidade ser o princípio de tudo e os pensamentos felizes fazerem as pessoas felizes, neste sentido, construímos a mesma na possibilidade de fazermos pessoas felizes e de sermos capazes de surpreender ininterruptamente. Certos de que temos uma estratégia de comunicação arrojada neste sector, sentimos que apesar de sermos uma empresa de média dimensão tínhamos hipóteses de concorrer e de estarmos à “altura” das multinacionais do sector. Para além disso, investimos bastante na campanha de marketing, denominada por “Creating happy people”, que venceu o prémio, pois apresentamos uma campanha extremamente completa e exigente com produtos inéditos assentes em ideias originais.

Qual a estratégia que foi seguida para concorrer a este prémio?

O conceito da campanha teve como base a nossa assinatura: “The Bond Comes First”, o que reforça mais uma vez a importância que atribuímos às pessoas e à relação que estabelecemos com elas, sendo ainda que a nossa filosofia no âmbito da Investigação & Desenvolvimento consiste em desenvolver produtos inovadores e de extrema qualidade que são incorporados em produtos finais com a pretensão de contribuir para a felicidade das pessoas nos vários momentos do seu dia‐a‐dia. Seguindo este conceito desenvolvemos uma campanha que demonstrou a interacção natural e versatilidade do nonwoven com as colas hot‐melt produzidas pela Colquímica. Em poucas palavras poderia dizer que a estratégia adoptada para desenvolver esta campanha baseou‐se nos seguintes eixos: Pormenor, originalidade, criatividade e ousadia com base na construção de uma imagem alegre, apelativa e profundamente emotiva.

Que desafios é que se colocam para desenvolver uma estratégia de marketing com produtos como as colas industriais?

Construímos uma identidade baseada nos valores da nossa empresa, com enfoque nos clientes, que representam para nós a maior prioridade, na gestão dos impactos sociais e ambientais da nossa actividade, na inovação de forma a procurarmos e alcançarmos grandes ideias, e por fim na integridade e noção de que os nossos sucessos se devem à nossa incansável e motivada equipa de colaboradores. Revendo‐nos nos nossos valores estabelecemos objectivos muito ambiciosos de comunicação com os diversos públicos. O desafio constante é encontrar sempre a melhor forma de humanizar o negócio das colas industriais, para que qualquer pessoa que entre em contacto com a nossa organização se possa rever nela, surpreender‐se e, imediatamente, compreender que para nós a relação com as pessoas é, efectivamente, o mais relevante, e um dos factores determinantes do nosso sucesso.

Porque é que a comunicação e a imagem são importantes para uma empresa com as características da Colquímica?

O nosso sector é liderado por grandes multinacionais com marcas muito fortes e o nosso portfólio de clientes é constituído por empresas de grande dimensão, dos mais diversos sectores de actividade, espalhadas por todo o mundo. Para nós é crucial destacarmo‐nos internacionalmente no domínio da imagem, comunicando com coerência de forma apelativa e com um elevado nível de criatividade aquilo que fazemos.

Como é que está organizada a área de marketing, imagem e comunicação da empresa?

Sou a Directora de Marketing e Comunicação da Colquímica e tenho desenvolvido todo o trabalho de comunicação e imagem da marca com o apoio da Agência de Comunicação e Publicidade RED DOT. No que respeita a assessoria de Imprensa, esse trabalho é assumido pelo Grupo de Comunicação Inforpress.

Fonte: Briefing

Segunda-feira, 08 Agosto 2011 10:39


PUB