COMON, diz o Ricardo à experiência

Ricardo Fonseca regressa à COMON para assumir o novo cargo de Chief Experience Officer, criado como reconhecimento que a experiência é “cada vez mais importante no universo do marketing”. Vai liderar a integração de competências da agência e contribuir para a criação de ecossistemas de comunicação que humanizem mais as transações entre as marcas e os seus utilizadores.

 

O novo elemento da liderança dá, segundo a COMON, “forma a uma visão que se foca muito na experiência do consumidor em interação com a marca”, tendo como principal desafio integrar todas as competências, para “oferecer às marcas soluções que trazem resultados consistentes”.

“A sofisticação tecnológica e digital veio expor as marcas à interatividade e, hoje em dia, a palavra experiência está a ganhar destaque nas empresas, seja através do marketing, comunicação, ou operações – o que acaba por ser uma consequência natural do panorama competitivo dos negócios e da exigência cada vez maior dos clientes, no que diz respeito a value for Money”, enquadra o COCEO da COMON, Luís Serra.

“A COMON começou a trilhar o caminho da experiência já há vários anos, não só através do seu posicionamento no eixo da empatia, como na eficácia dos trabalhos que tem desenvolvido para os seus clientes. Temos talento, estratégia, tecnologia, criatividade, media, intelligence, portanto, o passo natural foi encontrar alguém que liderasse a integração destas áreas todas com um foco muito orientado para a psicologia do consumidor, esse alguém é o Ricardo Fonseca, que retorna a esta casa passados três anos”, acrescenta.

Licenciado e doutorado em psicologia aplicada à mudança de atitudes, Ricardo Fonseca tem aplicado insights comportamentais às estratégias de comunicação e marketing que tem desenvolvido para clientes como o OLX ou a Vodafone. O seu percurso é marcado pela passagem por agências criativas (JWT Lisboa, JWT Atenas, COMON, Wunderman Thompson) e, mais recentemente, pela Câmara Municipal de Lisboa, onde era assessor desde 2019.

“Tal como na nossa vida privada, são as boas experiências que constroem relações fortes. É por isso que voltamos sempre a lugares onde somos bem recebidos ou que confiamos nas pessoas que mais valor trazem à nossa vida”, diz, por sua vez, Ricardo Fonseca. “O mesmo processo acontece com as marcas: escolhemos marcas que nos proporcionam experiências relevantes, que entendem o que precisamos, no momento que precisamos, onde precisamos. Isto é construir propósito e eficácia nos negócios. Foi com isto em mente que aceitei o desafio de liderar este caminho, sabendo que temos todas as competências in house para fazer um trabalho diferenciador em Portugal”, remata.

briefing@briefing.pt

Quarta-feira, 31 Março 2021 11:21


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