Do que se trata exatamente quando se fala em comunicação em regime de renting?
Sendo a Grenke uma empresa financeira vocacionada para o financiamento de serviços de informática e de software, o protocolo estabelecido entre a Grenke e a Designarte permite disponibilizemos serviços de webdesign (e eventualmente de design, mas sempre com a componente digital) aos clientes, mas em regime de renting. Explicando com exemplo, o cliente em vez de pagar mil euros por um serviço, paga 100 euros durante 12 meses, vendo dessa forma o investimento diluído no tempo, o que lhe permite tirar partido do retorno que possa gerar o investimento em termos de vendas, enquanto paga o serviço de forma diluída. O cliente faz um contrato de renting com a Grenke e “fica a pagar” mensalmente (durante um, dois ou três anos). Isto é, uma das grandes vantagens é que não entra no passivo bancário, é um Renting (como nos automóveis).
De onde nasce esta parceria com a empresa alemã Grenke? Visa a responder a algum tipo de necessidades por parte do cliente/Designarte?
Esta parceria nasce do interesse da Designarte em disponibilizar serviços em que o cliente “paga a prestações”, bem como do interesse da Grenke em ter parceiros nesta área, com uma carteira de clientes interessantes e de confiança. O facto de a Designarte estar no mercado há 12 anos e apresentar um crescimento sustentado (apesar da crise), potenciou esta parceria.
Temos sentido ao longo dos últimos anos que muitos dos nossos clientes querem investir, sentem essa necessidade para combater a crise, mas têm dificuldades de tesouraria e perguntam-nos se não temos nenhuma forma de fazer o pagamento diluído. Com esta parceria com a Grenke, já podemos prestar serviços neste regime.
De que modo esta “solução” vai ao encontro com as PME?
Precisamente porque as PME estão a atravessar uma situação muito difícil, com dificuldades de tesouraria, mas ao mesmo tempo precisam de investir em marketing e na área comercial para tentar potenciar as vendas. Precisam de comunicar de forma aguerrida, fazer promoções, descontos, promover passatempos.
Por poucas palavras, é credível dizer que este serviço “paga em prestações” comunicação e marketing?
Sim, é exatamente disso que se trata. De facto, os clientes pagam os serviços em prestações, mas atenção que não é um crédito, portanto não entra no passivo bancário, é um serviço de renting.
Este sistema de renting é inédito em Portugal?
É inédito nesta área (design web e comunicação), sem dúvida! É natural que a Grenke esteja também a procurar parcerias com outras agências de comunicação para desenvolver o serviço.
Quantas empresas já aderiram a este sistema?
Esta situação é muito recente e a Designarte ainda não a divulgou pelos seus meios internos (Facebook, website, emailing, etc).
Mas temos vindo a apresentar este sistema aos clientes em reuniões e temos tido vários pedidos de propostas. Temos inclusive uma empresa cliente, uma PME, que nos adquiriu o website e uma série de outros serviços de design (identidade corporativa, brochuras, design de embalagens) e que já vai fazer o pagamento neste regime de renting, durante três anos. Como se pode imaginar, caso estas ações de marketing sejam eficazes e gerem retorno, o cliente consegue potenciar negócios à medida que vai pagando o investimento, sem que isso entre no passivo da empresa. É esta a grande vantagem para as empresas.
Que ganhos a Designarte detém com este sistema?
Com este sistema de pagamento, a Designarte consegue vender serviços aos clientes que estão interessados nesta modalidade e que de outra forma não teriam possibilidade de investir. É uma forma de tentarmos também aumentar as nossas vendas num período de tanta retração. A Grenke, assim como é normal em todas as financeiras, faz o pagamento a pronto à Designarte, ficando a receber do cliente durante o período acordado.
Fonte: Briefing