Conhecidos os vencedores da 3ª edição do Concurso de Design

Concurso-Design-2010_598x185
Chegou ao fim a 3ª edição do Concurso de Design promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). Os vencedores da edição de 2010/2011 foram conhecidos durante a cerimónia que teve lugar ontem no Edifício Sede da Caixa, em Lisboa, onde ficarão patentes, em exposição aberta ao público, até ao dia 30 de Junho, os 11 projectos finalistas.

Enquadrado na responsabilidade social e ambiental da CGD, o objectivo do Concurso de Design visa contribuir para a preservação dos recursos naturais através da promoção e viabilização de alternativas de concepção e produção de Eco Design, com materiais provenientes das fileiras de reciclagem na linha do desenvolvimento sustentável.

Nesta edição, o desafio lançado aos alunos das áreas de design visou a criação e desenvolvimento de uma peça de equipamento urbano, numa das seguintes categorias: mobiliário de espaços verdes, a iluminação pública e os sistemas de comunicação.

Os projectos vencedores foram apurados de entre 69 candidaturas apresentadas a concurso, provenientes de 19 estabelecimentos de ensino.

O projecto classificado em primeiro lugar recebeu o Prémio CGD, que garante o registo de desenho ou modelo da peça vencedora, recebendo o seu autor um prémio no valor pecuniário de 15 mil euros.

Os segundo e terceiro classificados receberam um voucher de oferta para aquisição de material informático e/ou consumíveis, no valor de 5 mil euros e 2500 euros, respectivamente.

Os restantes projectos finalistas receberam uma Menção Honrosa.

A classificação final dos protótipos foi da responsabilidade do júri que integrou elementos das áreas do design, ambiente e urbanismo, composto por Henrique Cayatte – Centro Português de Design (presidente do júri), Francisco Providência – Providência Design, Francisco Ferreira – Quercus, Manuel Pássaro – Sociedade Ponto Verde, Roberto Cremascoli, – Remade in Portugal, Sandra Martinho – E.Value, Pedro Martins Pereira –  Larus, DesignUrbano, Fernando Rui Gonçalves Costa – LetaDesign e Paula Viegas – Caixa Geral de Depósitos.

O Concurso de Design visa a projecção de peças que utilizem materiais reciclados e/ou recicláveis, respeitando critérios de sustentabilidade, funcionalidade, design, criatividade, inovação, versatilidade, técnicas construtivas e enquadramento urbano, tendo como pilares fundamentais aspectos sociais, ambientais e económicos.

Projectos finalistas e respectivas classificações, autores e estabelecimentos de ensino a que pertencem:
1º Prémio – Granito da autoria de André Monteiro Miranda Alves Campos – Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos;
2ª Prémio – Bango da autoria de Hugo Miguel Guerreiro dos Santos – Universidades Lusíada, Porto;
3º Prémio – Deblio da autoria de Pedro Miguel Dias Teixeira – Universidades Lusíada, Porto;
Menção Honrosa – Pontos da autoria de José Alberto Moreira Carvalho Gonçalves – Universidades Lusíada, Porto;
Menção Honrosa – Crowded da autoria de José António do Val Pinto Pereira Mendes – Universidades Lusíada, Porto;
Menção Honrosa – Re-Sentar da autoria de Célia Alexandrina Pereira Coelho dos Santos – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Politécnico do Porto;
Menção Honrosa – Revol da autoria de Pedro Tiago Ferreira Jesus – Universidades Lusíada, Porto;
Menção Honrosa – Modulus da autoria de Bruna Luísa Santos Brito – Universidade de Évora;
Menção Honrosa – FitnSit da autoria de Ana Sofia Azevedo e Sousa Catanho – Universidade de Évora;
Menção Honrosa – Corkfuntree da autoria da Graciela Sá Macedo – Universidades Lusíada, Famalicão;
Menção Honrosa – Smartrafic da autoria de Nídia Maria Ferreira Campos – Universidades Lusíada, Famalicão.

Fonte: CDG

Quarta-feira, 01 Junho 2011 09:34


PUB