Enquadrado na responsabilidade social e ambiental da CGD, o objectivo do Concurso de Design visa contribuir para a preservação dos recursos naturais através da promoção e viabilização de alternativas de concepção e produção de Eco Design, com materiais provenientes das fileiras de reciclagem na linha do desenvolvimento sustentável.
Nesta edição, o desafio lançado aos alunos das áreas de design visou a criação e desenvolvimento de uma peça de equipamento urbano, numa das seguintes categorias: mobiliário de espaços verdes, a iluminação pública e os sistemas de comunicação.
Os projectos vencedores foram apurados de entre 69 candidaturas apresentadas a concurso, provenientes de 19 estabelecimentos de ensino.
O projecto classificado em primeiro lugar recebeu o Prémio CGD, que garante o registo de desenho ou modelo da peça vencedora, recebendo o seu autor um prémio no valor pecuniário de 15 mil euros.
Os segundo e terceiro classificados receberam um voucher de oferta para aquisição de material informático e/ou consumíveis, no valor de 5 mil euros e 2500 euros, respectivamente.
Os restantes projectos finalistas receberam uma Menção Honrosa.
A classificação final dos protótipos foi da responsabilidade do júri que integrou elementos das áreas do design, ambiente e urbanismo, composto por Henrique Cayatte – Centro Português de Design (presidente do júri), Francisco Providência – Providência Design, Francisco Ferreira – Quercus, Manuel Pássaro – Sociedade Ponto Verde, Roberto Cremascoli, – Remade in Portugal, Sandra Martinho – E.Value, Pedro Martins Pereira – Larus, DesignUrbano, Fernando Rui Gonçalves Costa – LetaDesign e Paula Viegas – Caixa Geral de Depósitos.
O Concurso de Design visa a projecção de peças que utilizem materiais reciclados e/ou recicláveis, respeitando critérios de sustentabilidade, funcionalidade, design, criatividade, inovação, versatilidade, técnicas construtivas e enquadramento urbano, tendo como pilares fundamentais aspectos sociais, ambientais e económicos.
Projectos finalistas e respectivas classificações, autores e estabelecimentos de ensino a que pertencem:
1º Prémio – Granito da autoria de André Monteiro Miranda Alves Campos – Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos;
2ª Prémio – Bango da autoria de Hugo Miguel Guerreiro dos Santos – Universidades Lusíada, Porto;
3º Prémio – Deblio da autoria de Pedro Miguel Dias Teixeira – Universidades Lusíada, Porto;
Menção Honrosa – Pontos da autoria de José Alberto Moreira Carvalho Gonçalves – Universidades Lusíada, Porto;
Menção Honrosa – Crowded da autoria de José António do Val Pinto Pereira Mendes – Universidades Lusíada, Porto;
Menção Honrosa – Re-Sentar da autoria de Célia Alexandrina Pereira Coelho dos Santos – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Politécnico do Porto;
Menção Honrosa – Revol da autoria de Pedro Tiago Ferreira Jesus – Universidades Lusíada, Porto;
Menção Honrosa – Modulus da autoria de Bruna Luísa Santos Brito – Universidade de Évora;
Menção Honrosa – FitnSit da autoria de Ana Sofia Azevedo e Sousa Catanho – Universidade de Évora;
Menção Honrosa – Corkfuntree da autoria da Graciela Sá Macedo – Universidades Lusíada, Famalicão;
Menção Honrosa – Smartrafic da autoria de Nídia Maria Ferreira Campos – Universidades Lusíada, Famalicão.
Fonte: CDG