“Contrapoder” e o regresso da sátira política

Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director)

No passado dia 5 de março os bonecos mais famosos do país regressaram à casa onde nasceram, num novo programa, o “Contrapoder”. O formato de humor estreou na SIC em 1992, com o nome “Jornalouco”, depois passou a ser exibido na RTP como “Contra-Informação”, onde se manteve bem sucedido durante quase 15 anos, tendo saído do ar em 2010.

Com transmissão na antena da SIC Notícias e SIC Radical, os novos bonecos regressam com o mesmo conceito, fazer rir com os acontecimentos da atualidade, à custa da sátira política e social. Entre os principais protagonistas encontram-se “Asseguro” (José Seguro), “Maquiavel Relvas” (Miguel Relvas), “Cacos Coelho” (Passos Coelho), “VítorRapar” (VítorGaspar) e “AiJesus” (Jorge Jesus), entre muitos outros.

Com emissão de segunda a sexta feira na SIC Notícias, o programa atingiu, no período analisado (5-20 Março 2013), uma audiência média de 31 440 espectadores, com destaque para o dia 19 Março em que assistiram ao programa 101 370 espectadores.

Similarmente, na SIC Radical, o programa obteve até agora uma média de 17 690 espectadores, obtendo um máximo histórico de 49 720 espectadores no dia 11 março, que se traduziu na 4ª posição no ranking de programas mais vistos do canal, desde o início do mês.

Na SIC Radical, o “Contrapoder” apresenta uma perfil ligeiramente mais masculino, com destaque para as faixas etárias entre os 25/34 e mais de 45 anos, pertencentes às classes sociais alta (A) e média alta (B).

Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director)

Fonte: OMG Consulting/MMW (base GFK)

Fonte: OMG Consulting/MMW (Base GFK)
Canal Base: Total TV sem Outros
Alvo: Universo com TV por subscrição 6 881 200 ind.)
Período de análise: 5 a 20 de Março 2013

Sexta-feira, 22 Março 2013 10:41


PUB