Controlar a publicidade comportamental online? O IAB e o ICAP explicam

O IAB Portugal e o ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial) divulgam em Portugal a campanha de sensibilização da OBA – Publicidade Comportamental Online. A ideia é incentivar os consumidores a ter um maior controlo sobre a publicidade digital.

A campanha é da autoria da European Interactive Digital Advertising Alliance (EDAA) e tem como missão prevenir a recolha de informações e tracking das atividades online dos cibernautas para a criação de suportes publicitários.

A comunicação é composta por três partes, nas quais se destaca o ícone triangular azul identificativo da OBA. Este elemento direciona o utilizador para uma página que explica o papel da publicidade online, a importância como fonte de financiamento de conteúdos e serviços online e como é possível ter um maior controlo nas escolhas publicitárias digitais.

A campanha inclui ainda dois vídeos explicativos sobre a “publicidade baseada em interesses” e como utilizar a plataforma Your Online Choices. Esta página descreve ainda o funcionamento da publicidade comportamental, dá dicas sobre a proteção da privacidade e apresenta uma lista dos sites de empresas que utilizam este formato, podendo o utilizador desativá-las.

A divulgação do Your Online Choices tem como parceiros o Público, Media Capital, Global Media Group, Cofina, Sapo, Velvet Rock e Ad Tech. O IAB e o ICAP esperam alcançar, através de uma combinação de inventário pago e doado por estas empresas, pelo menos 30 milhões de impressões totais (entre 70 e 80% dos internautas portugueses). 

briefing@briefing.pt 

Quinta-feira, 14 Janeiro 2016 12:06


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