Após o sucesso de “Conta-me Como Foi”, esta nova série (estreada na grelha de janeiro da estação pública) tem como protagonista a família Mendonça que, com o início da guerra civil angolana, em 1975, é obrigada a deixar tudo para trás e, juntamente com mais quinhentas mil pessoas, embarca numa ponte aérea que marcou o maior êxodo da história do povo português.
Em Lisboa, a integração não é fácil, marcada pelo desemprego, pelo processo revolucionário e pela convivência com os locais que os recebem com desconfiança e lhes colam o rótulo de “os Retornados”.
O 15º episódio, emitido no passado domingo, atingiu um máximo histórico de audiência, com quase 500 mil espectadores, tornando-se o 4º programa mais visto da RTP1 naquele dia, logo após os serviços noticiosos e o comentário político. Entre os espectadores que viram televisão naquele período, 10.3% estavam sintonizados na estação pública.
O perfil de audiência traduz uma presença mais feminina, maioritariamente acima dos 55 anos e com especial incidência para as classes alta (A), média alta (B) e média (C).
Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director)
![]() |
Fonte: OMG Consulting /MMW (Base GFK ) |