Em comunicado, adiantam que irão convidar representantes de outros canais de televisão em Portugal, assim como stakeholders do mercado televisivo, para integrarem a nova associação, que ficará responsável pela gestão da medição de audiências durante o ano de 2019 e pelo lançamento de um concurso internacional para a prestação do serviço de medição de audiências para um prazo mais alargado, a partir de 2020.
Sustentam ainda que o modelo de governo dessa entidade “garantirá a representatividade do mercado e da indústria televisiva de forma inclusiva, transparente e eficaz, e implementará as melhores práticas internacionais na medição das audiências televisivas dos canais que operam em Portugal”.
Esta posição surge depois de RTP, SIC e TVI terem decidido avançar com um concurso público por não ter havido acordo entre a CAEM e a GfK, atualmente responsável pela medição de audiências. Uma postura que foi criticada pela APAN.