A Rádio SIM vai selecionar 40 participantes, que serão avaliados pelas suas capacidades de interpretação e estilo, e pelas letras dos fados. A partir de 13 de março, todas as quartas-feiras, os candidatos selecionados sobem ao palco do Museu do Fado, em Lisboa, no programa “O Meu Fado”. Destes programas sairão cinco finalistas que vão atuar na grande final, no dia 29 de maio.
Na grande final, o vencedor conquistará um prémio de 1000 euros oferecido pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), um troféu Rádio SIM/Museu do Fado, a possibilidade de gravar um disco com a Universal Music Portugal, e o fado vencedor passará a integrar a programação musical da Rádio SIM. O segundo, terceiro e quarto lugar receberão um prémio no valor de 250 euros; e o autor do melhor poema original levará um prémio de 500 euros, também oferecido pela SPA.
“Desde sempre a Rádio Sim privilegiou o fado na sua programação, dedicando-lhe diariamente duas horas de emissão exclusiva. E há 4 anos que apostamos fortemente na descoberta de novos talentos. Tem sido uma experiência fantástica que atesta o interesse de todas as gerações por este género musical que é só nosso e que já é património da humanidade. Temos descoberto vozes fantásticas e temos percebido que há muito talento no que toca à escrita. Por isso, achamos importante manter esta colaboração com o Museu do Fado, a SPA e a Universal Music, numa 4º edição de O Meu Fado, que será seguramente de grande qualidade e do agrado de quem nos ouve”, explica a diretora de Programas da Rádio SIM, Dina Isabel.
O Meu Fado é uma iniciativa da Rádio SIM, em parceria com o Museu do Fado, e com o apoio da SPA e da Universal Music Portugal.