Doodle do Google “imita” capa dos Rolling Stones

Doodle do Google “imita” capa dos Rolling Stones

O Doodle de hoje do Google é uma homenagem ao inventor do fecho-ecler e faz lembrar uma capa de um disco dos Rolling Stones, de 1971, “Sticky Fingers”, concebida por Andy Warhol.

Gideon Sunback é o nome do engenheiro que inventou o fecho-ecler moderno e que é homenageado hoje com um Doodle. Nasceu na Suécia, viveu na Alemanha e depois foi para os EUA. O fecho-ecler já existia mas Sunback mudou o sistema de encaixe dos elementos laterais e criou o deslizador em forma de Y.

O fecho-ecler que hoje ilustra a página inicial do Google faz lembrar uma capa de um álbum dos Rolling Stones, “Sticky Fingers”, editado em 1971, e que tinha um fecho verdadeiro.

Concebida por Andy Warhol, a capa causou muita polémica na época, tendo sido considerada “ousada” e “indecente”. Este foi o primeiro disco onde foi usada a célebre língua vermelha dos Stones, que se viria a tornar na imagem de marca do grupo.

O disco é considerado um dos melhores de sempre do Rolling Stones, com temas que ficaram para a história como, por exemplo, “Brown Sugar”, “Wild Horses”, “I Got the Blues” e “Dead Flowers”.

Fonte: Google e Briefing

Terça-feira, 24 Abril 2012 09:22


PUB