Com a iniciativa, a organização pretende que os portugueses se envolvam num brinde patriótico, com um cálice de vinho do Porto. A proposta é que o brinde seja realizado, às 13h em ponto, em todo o país, pelo maior número de restaurantes, bares, lojas e locais públicos que tenham as condições naturais para tal. Mas também em casa os portugueses devem brindar, às 20h.
“Esta acção tem por objectivo a recuperação da auto-estima e do orgulho nacionais, utilizando o produto português mais conhecido em todo o mundo, o vinho do Porto, uma marca com história, assente num convite de raridade, de distinção e de experiência competitiva global, enraizado na cultura, na imagem e nos valores da portugalidade”, explica a organização.
O “Brinde a Portugal e aos Portugueses” vai marcar presença no Facebook, como forma de divulgação e interacção com os aderentes à campanha. Na mesma plataforma, será lançado um passatempo que desafia todos a partilharem fotografias do patriótico brinde de dia 13 de Novembro, identificando o local do mesmo. Aos promotores dos dez brindes mais criativos será oferecida uma garrafa de vinho do Porto 10 Anos do IVDP, comemorativa dos 10 anos de Douro enquanto Património Mundial.
“Brinde a Portugal e aos Portugueses” é uma iniciativa conjunta que une em si várias entidades que promovem o Douro e o vinho do Porto, entre as quais se destacam a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Estrutura de Missão do Douro (EMD), a Rota do Vinho do Porto (RVP) a Liga dos Amigos Douro Património Mundial (LADPM), a Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), a Casa do Douro (CD), a Entidade Regional de Turismo do Douro (ERTD), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), o Museu do Douro (MD) e a Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (AE.HTDOURO). De salientar é também o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que desde o primeiro momento se associou a este movimento.
Fonte: Joana Pratas, Consultoria em Comunicação e RP