Briefing | É já a sétima edição do arraial Jameson. Qual é o balanço que fazem das anteriores?
Guilherme Porfírio | É com grande orgulho e satisfação que chegamos à sétima edição do Jameson Arraial St. Patrick’s, no qual nos desafiamos a entregar sempre uma experiência única e diferenciadora ao público. Fazemos um balanço muito positivo deste evento que, ano após ano, apresenta um saudável crescimento, tendo começado em 2016 para 400 pessoas e totalmente vocacionado para amigos da marca, como clientes e parceiros, e, na última edição, 2023, para aproximadamente 2000 pessoas, incluindo clientes, parceiros e consumidores, com bilhetes totalmente esgotados.
O que se pode esperar este ano? Quais as novidades?
O nosso desafio é continuar a proporcionar, em todas as edições, uma experiência diferenciadora e alinhada à atitude e valores de Jameson. Para isso, é essencial apostarmos num cartaz musical que traduza o posicionamento irreverente e autêntico da marca, como é o caso, este ano, de DJ Glue B2B Shaka Lion, Mirror People, Mayra Andrade, Bateu Matou, DJ CVLT e Fogo Fogo.
Além da música, que é um dos pontos centrais do evento, temos outros espaços e ativações a acontecer no recinto do arraial, que visam enriquecer a experiência do consumidor e contribuir para inesquecíveis memórias entre amigos, como é o caso da presença de tatuadores e barbeiros, que fornecem os serviços gratuitamente aos consumidores durante o evento; um photobooth, que é o espaço ideal para registar fotograficamente uma boa memória no arraial; a gaming zone, que promove a interação e competição saudável entre amigos; e, ainda, uma pop-store da marca, que resulta, este ano, da colaboração de Jameson com a Dickies, onde o consumidor poderá adquirir garrafas de edição limitada e algumas peças de roupa exclusivas desta colaboração.
Para completar a experiência, e não menos importante, teremos também um food corner com duas propostas exclusivas da chef Natalie Castro, que resultam numa incrível combinação com os nossos cocktails. Por último, o próprio do local onde decorre o evento é fundamental na oferta de um evento diferenciador, sendo este um dos elementos mais importantes na construção da dinâmica e do ambiente que se vive no evento. Por esse motivo, tentamos que o evento, pelas várias edições, seja realizado em diferentes espaços. Esta sétima edição será no Garagem Lisboa, um espaço que responde às necessidades das várias ativações que vão decorrer e possibilita também a criação de uma atmosfera única e alinhada com Jameson.
Qual a importância do evento para comunicar o posicionamento da marca?
O propósito de Jameson é alargar o círculo da amizade, de forma a tornar o mundo um lugar mais pequeno, aproximando as pessoas. Tendo isto em conta, o Jameson Arraial St. Patrick’s desempenha um papel fundamental na comunicação deste posicionamento. É uma oportunidade para materializarmos os valores que são essenciais para a marca, como a amizade, autenticidade, irreverência e celebração, de forma relevante para o nosso consumidor. Ao criarmos um ambiente descontraído e festivo, com um cartaz musical relevante, complementado com ativações que visam criar uma experiência diversificada e diferenciadora, o evento permite que os nossos consumidores vivenciem, na primeira pessoa, os valores da marca de forma tangível, fortalecendo assim o vínculo emocional com a Jameson.
Além das fronteiras físicas do evento, que é restrito, naturalmente, à sua lotação, o Jameson Arraial St. Patrick’s vive também na comunicação que é feita pré e pós-evento. Através da comunicação que se gere em torno desta iniciativa conseguimos alargar o seu impacto a um maior número de consumidores, que, mesmo não vivendo a experiência, são impactados pela campanha assente não só na comunicação desta especial brand experience que é o Jameson Arraial St. Patrick’s, mas também os valores da marca, como é o caso, da amizade com o conceito, nestes últimos dois anos, dos Jamigos (Jameson + Amigos = Jamigos).
O que continua a motivar a realização pela altura do St. Patrick’s, uma vez que não é uma celebração portuguesa?
Apesar de o St. Patrick’s Day não ser uma celebração tradicional em Portugal, escolhemos esta data porque esta está alinhada com os valores e a herança irlandesa da marca Jameson. O St. Patrick’s Day é uma festa internacionalmente reconhecida, associada à cultura irlandesa e à celebração da amizade.
Ao realizarmos o Jameson Arraial St. Patrick’s, estamos, assim, não só a reforçar a ligação às raízes da marca, mas também a proporcionarmos uma experiência, que apesar de associada a esta celebração tradicional, é diferenciadora, irreverente e pouco tradicional, mas 100% fiel a Jameson. Como o Natal é um momento dedicado à família, o Dia dos Namorados destinado aos namorados, o St. Patrick’s, com Jameson é destinado aos amigos e, com esta comunicação e evento, vamos, ano após ano, trabalhar para reforçar esta associação.
Quais as ambições e perspetivas para esta edição?
As nossas ambições para esta edição do Jameson Arraial St. Patrick’s são proporcionar uma experiência verdadeiramente inesquecível para todos os participantes. Pretendemos fortalecer ainda mais o vínculo entre a marca e os nossos consumidores, consolidando a nossa posição como uma referência no mercado de whisky em Portugal. Além disso, a edição deste ano segue o mote “Jameson + amigos = Jamigos” e pretendemos ainda mais fortalecer a nossa ligação ao território da amizade, tornando o arraial um evento onde podemos juntar todos os nossos amigos ou neste caso os nossos “ Jamigos”.
De momento, encontram-se já esgotados os bilhetes do primeiro e segundo lotes. No entanto, temos disponível um terceiro lote de bilhetes, que incluem: um cocktail Jameson Ginger & Lime, um cocktail Jameson Black Barrel Sour, uma água e uma sandes Banh-Mi de carne ou vegetariana.
Carolina Neves