E que acredita que uma “proposta de valor completa” é uma vantagem competitiva face ao novo concorrente do mercado.
Briefing | Que significado tem para a Pizza Hut ultrapassar a fasquia dos 100 restaurantes?
João Falcão | Para a Pizza Hut, o abrir novas lojas representa o reconhecimento dos consumidores na preferência da nossa marca. Trabalhamos todos os dias para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes. Esta experiência é importante tanto ao nível da excelência de produto, como no proporcionar ambientes de loja modernos, atuais e onde os clientes gostem de estar, como na atenção no atendimento simpático e profissional que prestamos.
Obviamente, a nossa rede de restaurantes tem aumentado e queremos continuar a crescer onde e quando fizer sentido. A abertura de um novo restaurante, qualquer que seja o número, é sempre um marco importante na nossa progressão e resulta de muito trabalho e empenho de toda a equipa. Cada nova localização é fruto de um trabalho de research prévio e cada abertura vem assim identificar a procura que existe para a nossa oferta de restauração moderna e da qualidade das nossas propostas, nomeadamente das nossas pizzas feitas no momento e com massa preparada todos os dias nos nossos restaurantes.
Briefing | A Pizza Hut reclama a liderança no segmento. De que critérios estamos a falar? Número de restaurantes? Faturação?
JF | A Pizza Hut é a marca líder na restauração de pizzas em Portugal e possui um conjunto de restaurantes dispersos por Portugal Continental e Regiões Autónomas e dessa capilaridade e aceitação resulta uma faturação que é indiscutivelmente a maior no seu segmento.
Briefing | Qual tem sido o desempenho no mercado nacional em termos de negócio?
JF| Fizemos um trabalho muito sério de adaptação ao cenário recessivo entre 2011-14, mas mantivemos o nosso enfoque na qualidade do produto, na atualização dos nossos restaurantes e numa política comercial de democratização da experiência com a marca pelos consumidores. Isso permitiu-nos entrar em 2015 com mais força ainda para proporcionar excelentes experiências de consumo aos nossos clientes. Não se trata apenas de aberturas, mas também de um plano de remodelações intenso e extensível a vários dos nossos restaurantes e em vários locais do País. Reforçámos a nossa política de novidades exclusivas e em contínuo, quer na nossa oferta de serviço à mesa quer no serviço ao balcão ou no serviço de entrega em casa. Reformulámos o nosso site de encomendas para permitir uma experiência de encomenda muito mais avançada e preparada quer para PC, tablet ou smartphones.
Todas estas iniciativas têm sido reconhecidas pelos clientes pela preferência que dão na escolha da marca Pizza Hut nos diferentes tipos de serviço que a marca proporciona.
Briefing | O restaurante do Colombo introduziu um novo conceito de arquitetura e decoração. Qual o conceito? E que necessidade de mercado/negócio ditou a mudança?
JF | A Pizza Hut do CC Colombo materializa um conceito internacional desenvolvido pela YUM (grupo detentor da marca Pizza Hut) e que o Grupo Ibersol adaptou à realidade do cliente português, nomeadamente em termos de tipologia de consumo e casual dinning. Este novo conceito está já presente em diversos restaurantes da marca como é exemplo da Pizza Hut Braga Arcada, Pizza Hut Alverca, Pizza Hut Vila Conde entre muitas outras.
Nos novos restaurantes ou nas remodelações que implementamos temos sempre preocupação, por exemplo, com o espaço para crianças, para as famílias e para os grupos, bem como uma especial atenção ao espaço exterior de esplanada, como é caso da Pizza Hut Colombo, onde somos um dos poucos restaurantes que possui uma esplanada de grande dimensão neste centro comercial.
Briefing | Porquê esta localização?
JF | O Centro Comercial Colombo é o maior centro comercial de Portugal e o restaurante da Pizza Hut neste centro é um dos maiores da marca em Portugal, pelo que faz todo o sentido estarmos neste espaço e termos esta nova imagem de restaurante.
A Pizza Hut Colombo caracteriza-se por ter uma elevada procura por clientes nacionais e estrangeiros, de todas as idades e nas mais variadas horas do dia; como tal, é um restaurante nevrálgico para apresentar este novo conceito.
Briefing | É um conceito para estender aos demais restaurantes? A que ritmo?
JF| Sim, estamos já a aplicar este conceito quer nas aberturas que temos realizado (Braga, Alverca, Vila Conde, Lisboa), quer nas remodelações que temos implementado por todo o país.
Nos futuros restaurantes adotaremos e adaptaremos este novo conceito ao local onde estivermos a abrir.
Briefing | O segmento conheceu recentemente a entrada de um novo operador. Como é que a Pizza Hut reage à disputa do mercado?
JF | O mercado português é um mercado competitivo há já muito tempo, quer por via de cadeias organizadas, quer de empresa individuais normalmente com força na sua área de influência. Toda a concorrência é salutar e por isso reagimos com respeito e como um incentivo para trabalharmos cada vez mais e melhor para satisfazer os nossos clientes. Claro que para a Pizza Hut o desafio é ainda maior porque somos a única marca de restauração moderna de pizzas que opera em simultâneo em três segmentos: restaurantes (serviço à mesa), balcão e serviço de entrega em casa (delivery). A nossa proposta de valor é bastante mais completa e por isso o nosso esforço diário para fazer cada vez mais e melhor.
Brefing | Do ponto de vista do marketing, quais as ferramentas privilegiadas?
JF | A Pizza Hut, sendo uma love brand, apresenta um plano de marketing multicanal com forte presença nos próprios restaurantes e com plano de comunicação above em TV, outdoors e digital. O nosso plano de comunicação é permanente e regular de forma a mantermos sempre altos níveis de recordação espontânea da marca, fator essencial para depois gerar experimentação e frequência nos nossos restaurantes.
Briefing | E quanto à expansão, qual a estratégia?
JF | A marca Pizza Hut e o Grupo Ibersol pretendem continuar a crescer onde e quando faça sentido, quer em Portugal quer noutras geografias. Queremos ainda este ano abrir novos restaurantes em locais que já identificámos, pelo que são de esperar novidades para breve.