As seis marcas estão no top 10 de excelência reputacional, ao registarem um índice acima dos 80 pontos. Segundo a lista, mais de metade das marcas com melhor reputação em Portugal são estrangeiras. A Google mantém a liderança desde 2011, reforçando a sua pontuação com uma evolução de 86,3 para 87,5 pontos.
“Comparando com muitos outros países, Portugal tem muito poucas marcas com uma pontuação de excelência associada, tal facto resulta diretamente da conjuntura económica que se vive em Portugal e que condiciona a perceção reputacional que o público em geral tem sobre a maioria das empresas e marca”, diz o partner e CEO da OnStrategy Reputation Institute em Portugal, Pedro Tavares.
Nenhum sector atinge o índice de excelência, mas destacam-se com um índice médio de reputação robusta, os setores computador, informática e eletrónica e grande consumo, alimentação e bebidas, ambos com 74 pontos. Segue-se o setor de informação e media, com 72 pontos, e de serviços, com 70 pontos.
O estudo foi realizado entre novembro de 2014 e março de 2015.