Assim que a Academia anunciou os nomeados, a 23 de janeiro, os internautas correram para o YouTube em busca dos trailers dos escolhidos. Porque a cerimónia – e as visualizações – assim o justificam, a plataforma elaborou um ranking especial com os trailers dos nomeados para Melhor Filme.
De acordo com o YouTube Movie Trailers Leaderboard 2018, à frente vai “Dunkirk”, escrito e realizado por Christopher Nolan e que dá a Fionn Whitehead o papel mais importante da carreira, até ao momento. O trailer oficial vai com mais de 37 milhões de visualizações.
Seguem-se “Get Out”, “The Shape of Water”, “The Post” e “Lady Bird”, que fica bem no meio da tabela. Neste que é um top 9, “Phantom Thread”, “Call Me By Your Name”, “Darkest Hour” e “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri” completam a lista.
Não podemos saber se estas escolhas vão corresponder às reais vitórias, mas sabemos que podem ter um grande impacto no sucesso de bilheteira. É que, de acordo com um estudo da Ispos, 78% dos utilizadores do YouTube concordam que ver os trailers de filmes ou de séries naquela plataforma ajuda a decidir na hora de escolher o que ver. A par disso, 46% dos utilizadores do YouTube Entertainment & Pop Culture que realizaram compras relacionadas com o entretenimento dizem que apenas compram bilhetes de cinema caso tenham assistido ao respetivo trailer no YouTube.
Analisando as avaliações e críticas aos filmes nomeados para a grande festa do cinema deste ano, o YouTube percebeu ainda que os seus utilizadores consideram “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri” o filme mais “engraçado”, “Call Me By Your Name” o mais “chorão” e “Lady Bird” o mais “confiável”. O mais “amado” é “Phantom Thread”.
Quanto aos discursos de aceitação de prémios – outra área muito procurada pelo internautas, no que se refere aos Óscares -, é o de Leonardo DiCaprio, da cerimónia de 2016, o favorito. Conta com mais de 11 milhões de ‘views’.
briefing@briefing.pt