É oficial… Há Poets & Painters

O que era um projeto oficina tornou-se, oficialmente, uma plataforma para a criação. A Poets & Painters de Pedro Pires, ex-CEO & diretor criativo da Solid Dogma, foi apresentada pelo próprio, que explicou o que está para lá da edição de livros: a gestão da Galeria OCCA, em Lisboa, e o Creative Room.

É oficial... Há Poets & Painters

by IA

O projeto iniciou-se há dois anos quando Pedro Pires decidiu publicar o seu primeiro livro, “Os pés não têm céu”, com uma editora própria e não apenas como uma edição de autor. “Entretanto, evoluiu. Vai manter a componente da edição de livros; vai implicar tudo aquilo que faço na vida, há 28 anos, que é design, comunicação e estratégia; e vai, também, ter outro lado que tem que ver com o espaço onde estamos”, afirmou no lançamento da Poets & Painters, na Galeria OCCA, em Lisboa.

A plataforma de projetos foca-se, assim, em diferentes culturas criativas – daí o mote “Creative Cultures”. Vai editar livros e objetos de design, aliando os poderes da palavra e do desenho; e pensar projetos, que integrem identidade visual e cultura de marcas. Além disso, a Poets & Painters irá explorar o acervo já existente na Galeria OCCA e criar novas oportunidades e exposições, bem como ter um Creative Room, que será um espaço de exposições e de acontecimentos culturais, mas também de formação artística e corporativa, aliando criatividade e cultura.

A Galeria OCCA foi criada pelo cofundador e presidente da Ivity, Carlos Coelho, há cerca de um ano, com o intuito de apresentar as suas peças de arte de raiz identitária, que compra e coleciona. E será o espaço onde a Poets & Painters, cuja direção criativa será dividida entre Pedro Pires e o designer independente José Mendes, irá operar.

Pedro Pires apresentou ainda o seu segundo livro, “Cosmogonia da Identidade”, feito a três mãos – como disse –: parte concetual e textual do próprio, desenho de José Mendes – com quem trabalha há mais de 25 anos – e ilustração de João Maio Pinto. É um livro técnico de design verbal, que “pode ser aberto em qualquer página, pode ver-se só os desenhos ou pode voltar-se a ele [sempre que se quiser]”.

É oficial... Há Poets & PaintersCarolina Neves

Terça-feira, 05 Março 2024 12:25


PUB