Os Papies Awards constituem uma iniciativa da indústria gráfica portuguesa, este ano na 25.ª edição.
Na categoria de Fine Papers, venceram o Calendário Ocyan 2016, da Ocyan, e as serigrafias de Pavel Grebenjuk e Ricardo Passaporte, do Centro Português de Serigrafia: em Reciclados o Grande Prémio foi para Punto Fall Winter 2015, da Lusoimpress, e para as Revistas Gerador, de Jorge Fernandes.
Em Impressão Comercial em Offset Folha a Folha, foram premiados os trabalhos “Cauxa + Cadernos + Cartaz 25 anos”, da M2, e “Global by design: Chinese Ceramics from the R. Albuquerque Colection”, da Norprint, e os catálogos “Love Precious” e “Margres – Subway”, da Joartes. Em Impressão Digital de Pequenos Formatos venceu o livro “Rita Carvalgo” e o convite ” TV Series”, da Ocyan, enquanto em Impressão Digital de Grande Formatos o Grande Prémio foi atribuído a “Montra Garrafeira Nacional”, da WWII Creative Consulting.
Em Produção Ecológica, venceu a brochura “Elo”, da LouresGráfica, e em “Estampagem e Plastificação” o folheto “Multiply Senses”, do Estúdio Gráfico 21, e o catálogo “Rui Abrantes”, da Joartes.
Nos trabalhos em Verniz, o Grande Prémio coube à Omdesign, com o packaging “Justino’s” e para o Estúgio Gráfico 21, com o catálogo “Multiplu Senses”.
Em Corte e Vinco venceram o postal de Natal e o envelope “Printipo”, criado pela gráfica com o mesmo nome, e a caixa para amêndoas “Carneiro”, um trabalho da LouresGráfica.
Na categoria Brochuras e Catálogos, a vitória foi partilhada pela M2, com o catálogo “António Guirado”, pela Norprint, com “Global by design” e pela Nova Gráfica com “Um horizonte de proximidade”.
Em Revistas, o Grande Prémio foi para a 004 pela revista Egoísta e para a Jorge Fernandes e Brandsforall, pela Diamond Luxury Culture”.
Em Jornais Nacionais Coldset venceu a Naveprinter com a edição 53655 do Diário de Notícias, a Empresa Gráfica Funchalense com o Jornal de Notícias de 23 de março – sul, e a Grfedisport, com o Correio da Manhã nº 13383. Em Heatset, venceu a Lisgráfica com o Público 9454, de 5 de março.
Em Livros, o Grande Prémio foi atribuído ao trabalho “Isay Weinfeld” da Norprint, e a “Vhils Epherema”, da M2.
Na Categoria de Rótulos, Etiquetas e Auto-Adesivos, os vencedores foram a Etiquel com “Friends Gin Premium Touriga Nacional” e “Harenna – Verdejo Edición Limitada 2014”, e “Bulhosas”, da Bulhosas.
A Lusoimpress Digital venceu em Sinalética Exterior com “Livro Infantil – Livro Gigante” e a Omdesign arrebatou o Grande Prémio em Campanhas Multiplataforma com “Luxury of Time”.
A Omdesign venceu igualmente na categoria de Embalagem, com o packaging em nome próprio, partilhando o prémio com o Estúdio Gráfico 21 e o trabalho “Sensory Christmans 2015”.
Já em Displays de Ponto de Venda e Cartonagem venceu a L2 Spirit com a peça comemorativa do seu 9º aniversário, enquanto a vitória foi repartida pela M2 com o calendário 2016 e o caderno de notas criado para a própria empresa, pela Dupla DP & Associados e pela Joartes, com o postal de Natal Dupla DP 2015, e pela Pedro Neves – Image Masters, com a Agenda 2016.
Na categoria Ambiente, venceram a Lisgráfica, com o relatório anual de sustentabilidade da própria gráfica, e a Fernandes & Terceiro com a “Declaração Ambiental 2014”.
O Grande prémio de Inovação Gráfica foi para a Duocor, com o cartão de natal da empresa, para a Ocyan com a Exposição Coming Out, e para a Lusoimpress com o Relatório de Gestão 2014 da Unicer.
A Vox sagru-se Empresa Gráfica do Ano e José Manuel Lopes de Castro a Personalidade Gráfica do Ano.