Uma dessas tecnologias é a Realidade Aumentada. Com a evolução do eCommerce tornaram-se evidentes alguns obstáculos à compra, que são a dificuldade na visualização dos artigos, a experimentação e a componente sensorial. Estas barreiras fazem com que as devoluções aumentem substancialmente, assim como os custos de operação que a logística inversa implica.
Um eCommerce não tem de ser um conjunto de páginas estáticas, com vídeos e fotografias do produto. Através de Realidade Aumentada podem tornar-se showrooms dinâmicos.
São diversas as vantagens da realidade aumentada aplicada ao eCommerce, contudo gostaria de destacar as seguintes:
Experimentação – Try & Buy
A Realidade Aumentada permite eliminar a barreira existente entre os mundos físico e online, disponibilizando ao consumidor a possibilidade de experimentar virtualmente o produto pretendido, quer em si mesmo ou num espaço físico. Um dos exemplos é a app de AR da L’Óreal Make up Genius, que facilita ao cliente a experimentação virtual de produtos de maquilhagem e assim aumentar os níveis de confiança e satisfação com os produtos e com a marca. Uma vez que é possível obter uma imagem muito próxima daquilo que será o resultado final desejado, mesmo antes de adquirir o produto, permitirá ainda mitigar riscos inerentes à compra online.
Experiência de compra personalizada
Os consumidores pretendem interagir com os produtos antes de comprar e pretendem uma experiência que mimetize a experiência in-store.
A Realidade Aumentada permite criar experiências que contribuem para um aumento do envolvimento e, consequentemente, para a fidelização dos consumidores com as marcas. Sendo a realidade aumentada uma tecnologia que permite interagir, envolver e criar conexões emocionais como, por exemplo, através da integração de chatbots que auxiliam na compra e que funcionam como “virtual salesperson”. Um dos exemplos é o chatbot da Rayban, que integra também Realidade Aumentada.
Visualização diferentes ângulos
Através da inclusão de modelos 3D nas páginas de produto, incentiva-se o cliente à interação em múltiplos ângulos, aumentando a confiança na compra. Por exemplo, a marca de puericultura Bumbleride, com a implementação modelos 3D na loja online, aumentou em 33% a conversão e em 21% o tempo de permanência no site.
Concluindo, entramos na era do eCommerce e dos showrooms dinâmicos, em que o cliente consegue obter uma simulação cada vez real da experiência em loja. Não sendo ainda possível tocar, podemos de alguma forma aproximarmo-nos do “sentir” o produto e assim aumentar taxas de conversão e fidelização do cliente.
Carolina Afonso, diretora de Marketing & Digital Gato Preto