“Num momento crítico da História e da sociedade portuguesa, torna-se imperioso e urgente prestar reconhecimento ao exemplo de uma personalidade intelectual, cultural, ética e cívica que marcou o século XX português”, referiu o júri da 25ª edição do Prémio Pessoa, composto por Francisco Pinto Balsemão (presidente), Fernando Faria de Oliveira (vice-presidente), António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga e Rui Magalhães Baião.
Os jurados homenagearam ainda a “generosidade e modéstia desta sabedoria” que tem deixado uma “marca universal” nos estudos portuguesas e nos Pessoanos, nunca desdenhando a heterodoxia nem as grandes questões do nosso tempo e da nossa identidade.
O “Prémio Pessoa” é uma iniciativa anual do jornal Expresso que conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e cuja designação se inspira no nome de Fernando Pessoa. O galardão visa reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país, sendo constituído por um diploma e uma dotação em dinheiro no valor de 60 mil euros.
Fonte: JLM&Associados