Ser influenciador é…
“Que ou quem influencia ou tem alguma espécie de influência sobre algo ou alguém”. Infelizmente cá em casa Ele, que cozinha, nem sequer consegue influenciar a ementa para o jantar. E Ela, que viaja, nem consegue decidir o próximo destino a visitar. Por isso não nos vemos como influenciadores. Apenas como duas pessoas que gostam de partilhar experiências e dizer algumas coisas sem grande sentido. Acontece que, por distração ou por falta de melhor que fazer, algumas pessoas gostam.
Como surgiu o marketing de influência na vossa vida?
Começámos o Casal Mistério apenas para partilhar as nossas experiências em restaurantes e hotéis, através de crítica mistério, sem as mordomias e os agrados que os críticos recebem habitualmente. E quando demos por nós já tínhamos mais de 700 mil seguidores nas redes sociais, um site com mais de um milhão de visualizações mensais, eventos organizados em Lisboa e no Porto, um programa de rádio, um podcast nos tops, 5 livros no top de vendas e com dezenas de edições esgotadas… enfim, uma loucura que nunca imaginámos. E com toda esta loucura, as marcas começaram a desafiar-nos a criar conteúdos com produtos que usamos regularmente nas nossas receitas. Mas só produtos que realmente usamos. Mais do que um marketing de influência, é um marketing de consciência.
O que os faz publicitar uma marca?
Só promovemos aquilo em que verdadeiramente acreditamos. E que usamos. E que adoramos. E isso é o mais importante. Não queremos vender, queremos partilhar conteúdos genuínos com os quais nos identificamos. E é isso que os leitores mais valorizam e reconhecem em nós.
O vosso sucesso como influenciadores deve-se a?
A não sermos influenciadores. E não querermos ser influenciadores. Nós não queremos influenciar, queremos partilhar experiências e conteúdos que nos marcaram.
Quais os momentos mais marcantes como influenciadores?
O momento em que recebemos o primeiro comentário no blog. A primeira mensagem. O primeiro seguidor. É como o primeiro amor.
A que marca seria um sonho associarem-se?
Ele sonha todos os dias com o Restaurador Olex, já Ela tem o sonho de ser o coelhinho que foi com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo.
Qual a vossa caraterística mais marcante enquanto influenciadores?
O facto de não sermos influenciadores.
Qual o anúncio português mais memorável?
O Boca-Doce. É bom, é bom é. Diz o avô e diz o bebé.