Com 41 trabalhos, a categoria que tem mais inscrições nacionais é Press, sendo que, entre os jurados, estará a diretora criativa executiva da Leo Burnett Lisboa, Luciana Cani.
Segue-se Outdoor, com 29 inscritos. Media e Promo & Ativação estão empatados, com 23 candidatos portugueses cada. Em Cyber são 22, em Filme 18 e em Direct 17.
Em Film Craft candidatam-se 12 trabalhos portugueses e outros tantos em Design, categoria que conta também com uma jurada nacional – Ana Cunha, diretora executiva e criativa da AC Brand Design.
Onze são os trabalhos inscritos em Rádio, tal como em Relações Públicas, categoria em que haverá outra portuguesa a avaliar a criatividade – Catarina Vasconcelos, diretora-geral da LPM.
As categorias com menos inscrições nacionais são Branded Content & Entretainment, com 9, Product Design, com 5, e Mobile, com 2. Em três categorias não há candidatos portugueses – Titanium & Integrated, Eficácia Criativa e Glass.
No total, a edição este ano do festival Cannes Lions, que se realiza de 20 a 27 de junho, recebeu 37.426 inscrições. Somam-se a estas as 1862 em Lions Health, em que Portugal tem seis trabalhos candidatos, e as 845 em Lions Innovation, de que a criatividade portuguesa está ausente.