Nos dois primeiros dias da Final Four da Allianz CUP, foram distribuídos cinzeiros descartáveis aos adeptos, que permitiram armazenar as beatas e, posteriormente, descartá-las corretamente, evitando, assim, de forma simples, o dano ambiental. Foi isso que puderam constatar Nuno Gomes e Beto Pimparel, vice-presidente e vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal, respetivamente, e o ex-jogador de futebol Luís Boa Morte. Estes juntaram-se a funcionários da autarquia leiriense na recolha de beatas, nas imediações do Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa.
A ação contou ainda com a presença da CEO da Liga Portugal, Helena Pires; da vereadora da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro da Economia, Catarina Louro; da Manager de Sustentabilidade da Tabaqueira, Rosalina Tanganho; e do responsável pela Comunicação Institucional da Tabaqueira, Rui Piteira.
A sensibilização para a necessidade de mudar comportamentos voltou a juntar a Fundação do Futebol e a Tabaqueira, que, desde 2019, está no terreno e já distribuiu mais de 117 mil cinzeiros no âmbito da campanha “Portugal Não É Um Cinzeiro”.
Beto Pimparel participou na ação pela segunda vez e conta que há, cada vez mais, uma maior consciencialização das pessoas e que este ano houve uma redução significativa dos resíduos.
A CEO da Liga Portugal, Helena Pires, acrescenta que a iniciativa reforça o compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental, e adianta que é para continuar.
“Estamos muito gratos à Fundação do Futebol – Liga Portugal e à Câmara Municipal de Leiria por se associarem a esta iniciativa, bem como aos embaixadores da Liga Portugal, que nos inspiraram e continuam a inspirar com comportamentos que mostram que todos podemos fazer a diferença na proteção do ambiente”, refere, por sua vez, a Manager de Sustentabilidade da Tabaqueira, Rosalina Tanganho.
João Bernardo