Empresas alimentares portuguesas voltam a discutir autorregulação na publicidade para crianças

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As empresas da indústria alimentar que assinaram um compromisso de autorregulação na publicidade para promover hábitos saudáveis e combater a obesidade infantil reúnem-se na sexta feira para discutir quem irá fiscalizar a medida.

“O que vamos discutir é a quem é que vamos adjudicar a monitorização”,
disse à agência Lusa o diretor geral da Federação das Indústrias
Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), que dinamizou a iniciativa.

Segundo Pedro Queiroz, o objetivo é “dar continuidade, na prática, ao
trabalho” iniciado com a assinatura de um protocolo por 26 empresas, em
novembro.

O encontro servirá para discutir “modelos de monitorização da componente publicidade” e definir “passos futuros”, revelou.

“Isto é um compromisso de autorregulação da indústria alimentar e o que
nós estamos a encontrar são mecanismos nossos para fazer a
monitorização”, frisou, sublinhando que o objectivo é apresentar
“resultados credíveis”.

Os responsáveis das empresas nomeados para este grupo de trabalho
pretendem também “estabelecer uma abordagem a algumas empresas que
possam vir a aderir” ao compromisso, além das 26 já envolvidas.

A iniciativa é vista com “bom grado” pela Associação Portuguesa de Nutricionistas.

“A autorregulação é a maneira de excelência de funcionamento. Podemos
ter legislação impositiva, que diga que não é possível fazer isto ou
aquilo, mas o sucesso de qualquer iniciativa é sempre muito maior se
vier de dentro”, afirmou à Lusa a presidente da associação, Alexandra
Bento.

O objectivo, disse, é “credibilizar a publicidade para crianças e ter
alguns limites, nomeadamente em relação à quantidade de açúcar e aos
horários em que é passada”.

Fonte: Lusa

Quinta-feira, 11 Fevereiro 2010 10:58


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