Segundo Manuela Botelho, secretária geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), ao introduzir esta novidade, a APAN mostra – que está atenta e a acompanhar o que se passa no mercado. “Acompanhamos tendências de quem está nesta área, e a criação de comunidades é algo em que as empresas estão muito empenhadas”.
Assim, nesta categoria, estão contempladas ações de comunicação que visam a construção e gestão de comunidades eficazes, verdadeiramente envolvidas com as marcas e com um papel fundamental no desempenho do negócio.
Nesta edição, há ainda uma nova exigência no processo de candidatura: a apresentação do projeto deve ser feita em PowerPoint, que não deve exceder os 60 slides. As inscrições decorrem até 30 de junho, e os vencedores serão anunciados a 19 de novembro, na gala de entrega dos prémios.
João Araújo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson, preside ao júri, que é composto por Sara Oliveira, diretora de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, Filipe Rios, diretor de Marketing da Sport Zone, Paula Gomes, diretora de Marketing da Fromagerie Bel, Ricardo Valadares, diretor de Comunicação do Millennum bcp, Duarte Roquette, diretor de Planeamento Estratégico da BAR, Helena Carvalho, diretora de Planeamento Estratégico da LOLA, Jorge Francisco, Managing Director da Prospect Portugal, Fernanda Marantes, CEO da Havas Media Group, e Pedro Patrício, partner da WIZ Interactive.
Fazem ainda parte do júri Ana Mendes, managing director da OMG Consulting, e Miguel Velhinho, professor na Escola Superior de Comunicação Social.
Os Prémios à Eficácia são uma iniciativa conjunta promovida pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e pelo Grupo Consultores, que premeia a excelência em comunicação e a demonstração da Eficácia.