Está um 31 na UPPartner. Conta o Hélio

Privilégio. É assim que o CEO da UPPartner qualifica os 31 anos de atividade da agência. E ainda que o futuro seja incerto, Hélio Soares acredita que a pandemia trouxe mudanças que vieram para ficar, como uma nova velocidade, com respostas das marcas em tempo real. Para a agência, o caminho é agora assente no conhecimento, garante. “Para preparar os próximos 31 anos, venham eles como vierem”.

 

Briefing | A UPPartner comemorou 31 anos de atividade em setembro. O que tem para celebrar?

Hélio Soares | Diria que, mais que celebrar, fazemos 31 anos. Encaro estes 31 anos como a constatação de uma presença contínua, atenta e ativa na área da comunicação, desde que iniciámos a nossa atividade.

Quando penso em 31 anos não olho para trás, mas para aquilo que somos: uma equipa que não para de evoluir, transformando conhecimento em comunicação e desafios em sucesso para os nossos clientes.

O sentimento não é propriamente de celebração, mas mais de gratidão. Aos nossos clientes, pelo reconhecimento do nosso trabalho, a toda a equipa que o torna reconhecido, aos parceiros que nos apoiam e aos profissionais que já fizeram parte do nosso percurso.

Gratidão também por sentir que trabalhamos há 31 anos com a mesma motivação, determinação e alegria que no primeiro dia, com um enorme respeito por todos os que connosco interagem, incluindo os nossos concorrentes.

Todo este quadro constitui um privilégio.

Em mais de três décadas, como foi o crescimento em termos de clientes, serviços e equipa?

Há 31 anos era impensável para nós, termos áreas especializadas de comunicação que não o retalho. A equipa fundadora trazia uma profunda experiência em ponto de venda e foi essa a nossa entrega exclusiva a clientes com quem ainda hoje continuamos a trabalhar em parceria, nas melhores soluções para envolver o consumidor no momento da compra.

À medida que fomos consolidando o conhecimento do impacto do comportamento das pessoas na forma como interagem com as marcas, decidem e consomem, apercebemo-nos que aquele shopper, também é um colaborador de empresa e deve ser envolvido, é um gestor que procura sucesso além-fronteiras, pode ser um paciente que precisa de um profissional de saúde. É um consumidor cada vez mais exigente na informação, forma e mensagem e com maior domínio digital, nativo já nas novas gerações.

Este tem sido o nosso percurso, assinalado através das áreas e serviços especializados que fomos criando no tempo, para além do Retalho (Customer Experience); Eventos (Corporate & Activation); Healthcare (Human & Animal Care); PR & Influencer Marketing; Digital e Multimedia; Design e Design de Equipamento, que assinalam diferentes marcos na nossa evolução e integração de profissionais com as competências certas e conhecimento especializado. Este aumento e adaptação da oferta tem permitido evoluir no mercado nacional e expandir o nosso trabalho para o mercado internacional com os nossos stakeholders.

Qual foi o impacto da Covid-19 na atividade da UPPartner e que ajustes foi necessário fazer?

Em primeiro lugar, na proteção das equipas de trabalho. Ainda antes do primeiro caso de contágio em Portugal, os nossos RH já estavam a trabalhar no plano “Protect & Care COVID” e a fazer um levantamento de recursos e software necessários para trabalhar em ambiente de teletrabalho se fosse necessário.

Essa antevisão permitiu-nos ter toda a equipa a trabalhar em casa desde o dia 11 de março, uma semana antes de ter sido decretado o estado de emergência.

Como referi, também a nível de equipamentos e software foi feito um upgrade, que permitiu mantermos a troca de informação, o trabalho em equipa e assegurar a entrega de trabalhos para um mercado completamente expectante e alterado.

Entre cada área especializada da UPPartner foi feita uma análise das mudanças que estavam a ocorrer, uma verdadeira gestão de crise orientada para a comunicação, de forma a identificarmos quais as necessidades não respondidas dos nossos clientes e que soluções poderíamos antecipar-nos a encontrar.

Sabemos que a velocidade com que se antecipa e ajusta a oferta, num mundo que, paradoxalmente nunca foi tão grande nem tão pequeno, é condição imprescindível para um acompanhamento permanente da mudança. Para nós estimulado de forma muito enriquecedora, pela experiência internacional e redes de parceiros em outras geografias.

E depois da pandemia, há mudanças que vieram para ficar, na agência e no mercado?

Claro que sim. O mundo muda, as pessoas mudam, as marcas acompanham e antecipam, numa base quase diária.

Como poderia não mudar a UPPartner também? O mercado foi desafiado a “mudar a roda em andamento”. Mas a roda será sempre o símbolo da evolução humana e é para isso que cá estamos.

A “nova normalidade” encaminhou-nos para numa “nova velocidade”, onde o consumidor espera e identifica uma capacidade e rapidez de resposta em tempo real das suas marcas e o mesmo entre colaboradores e os seus empregadores, neste caso ao nível da comunicação interna.

A nossa plataforma de eventos virtuais, UPPartnerMeetUP, criada em plena pandemia, que permite manter o compromisso de muitas empresas em continuarem a comunicar com colaboradores e clientes, sendo atualmente cada vez mais solicitada pela tecnologia que permite comunicar e envolver participantes em direto e de qualquer parte do mundo, em formatos imersivos e diferenciadores, seja digital ou híbrido.

Também a nossa Certificação Veeva Multichanel Content Partners, que para a indústria farmacêutica é um facilitador incontornável na rapidez do processo de criação, aprovação e divulgação de conteúdos, apresenta uma procura crescente.

Há na verdade mudanças que não conseguimos ainda prever como evoluirão, mas sabemos que o consumidor caminha neste momento entre extremos: procura uma comunicação positiva, quase lúdica, que permita sentir essa estabilidade e simultaneamente está mais exigente do que nunca no acesso a uma informação clara e rápida de processar.

Isso influencia neste momento a forma como trabalhamos a comunicação no digital, a nível de design, de motion graphics, de design de equipamento e até na gestão de PR & Influencer Marketing, que tem mostrado que as crises podem ser oportunidades.

Não deixa de ser interessante observar que a UPPartner começou por trabalhar em marketing direto, “one to one”. Agora nestes tempos a tendência mostrou ser claramente essa, influenciada cada vez mais pelo acesso ao mundo através do digital. É certo sob outros formatos, mas com o mesmo princípio de personalizar a comunicação e interagir de forma imediata e direta.

Quais os objetivos de negócio para 2021?

Em 2021 existirão mudanças que não conseguimos ainda prever, mas temos muitas certezas quanto aos compromissos que queremos continuar a assumir:

Ligar sempre que pertinente o físico ao digital e vice-versa, porque é entre estes dois planos que vivemos;

Como empresa portuguesa que somos, contribuir com a máxima empatia no apoio à produção, marcas nacionais e sua internacionalização;

Anteciparmo-nos continuamente, partilhando a nossa experiência e conhecimento especializado para gerar negócio aos nossos clientes, que é o nosso objetivo enquanto business partners.

Acreditamos que a grande diferença entre um profissional e um amador é o domínio. Esse é o desígnio que nos orienta, o grande objetivo de o alcançar.

O caminho, assente no conhecimento, aprofundamento permanente é um objetivo partilhado por todos na UPPartner para preparar os próximos 31 anos, venham eles como vierem.

sd@briefing.pt

Terça-feira, 20 Outubro 2020 12:02


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