O Esporão foi a primeira marca a lançar azeites monovarietais em Portugal e a adotar garrafas escuras, que garantem que as características do produto se mantêm inalteradas. No seguimento do entendimento que “mudar é evoluir”, chegam duas novidades: as referências em modo de produção biológico Cordovil e Cobrançosa; e uma imagem atualizada, que se estende a todas as embalagens. A oleóloga e diretora da unidade de negócio de azeite, Ana Carrilho, afirma que, com essa evolução, o objetivo é reforçar a identidade dos artigos e destacar o compromisso com a preservação de variedades autóctones.
A nova identidade visual conta com tonalidades que foram inspiradas nas variedades de azeitona e nos tons naturais do Alentejo. Além disso, as garrafas incluem agora a indicação do ano da campanha, uma informação técnica otimizada e um QR code para aceder a mais conteúdos. A Brand Manager, Patrícia Pimenta, explica que a utilização de cores “mais naturais e terrosas” pretende reforçar “a sofisticação” da marca e permite distinguir melhor cada referência.
Já a nova campanha de comunicação que acompanha estas novidades tem a intenção de corroborar o o propósito da insígnia: “preservar, valorizar e contar a história das variedades de azeitona portuguesas, através de produtos que expressam o melhor da natureza”. Em linha com este compromisso, o Esporão anunciou recentemente a plantação de um novo olival na sua herdade, com 182 hectares dedicados exclusivamente a variedades nacionais.
Simão Raposo