Este logo é da Brandia e está a dar que falar

A imagem do campeonato do mundo de futebol 2018, de que a Rússia é anfitriã, tem assinatura da portuguesa Brandia Central. Foi apresentado em direto do espaço, por astronautas russos, mas entretanto está a dar que falar nas plataformas digitais por alegadas semelhanças com outros ícones. Às críticas, o brand design master da agência, Miguel Viana, responde com o facto de o trabalho, para um “cliente gigante” e um “evento planetário”, ter sido ganho em concurso internacional.

Em comunicado, o comité organizador do Rússia 2018 adianta que a Brandia foi escolhida entre outras setes agências, tendo o júri decidido com base no modo como o design reflete o espírito da Rússia e ilustra a relação com o campeonato do mundo. “A Brandia Central foi a melhor em termos de corresponder aos requisitos do briefing de desenvolvimento criativo e aos critérios de seleção”, explica.

A imagem, apresentada em direto pela tripulação da Estação Espacial Internacional, está em exposição no Teatro Bolshoi, no centro de Moscovo: vermelho, dourado, preto e azul é a paleta de cores visível, uma opção que remete para as técnicas centenárias da arte russa. A bola no topo do emblema visa dar destaque ao amor pelo futebol que é comum a todo o mundo. Os componentes – conclui o comunicado – conjugam-se para evidenciar a ligação do país anfitrião à FIFA.

No entretanto, na internet têm-se multiplicado as interpretações ao logotipo. A isso Miguel Viana responde: “Hoje é um fenómeno comum a procura de semelhanças ou interpretações criativas. Faz parte. Achamos normal essas comparações e até temos feito uma coleta dos mais divertidos”.

“Estamos tranquilos sobre esse tema. As marcas com a escala de um Campeonato do Mundo de Futebol têm uma audiência e adesão de milhões. Todos querem fazer parte. No Instagram, em 5 minutos a marca ganhou 30 mil likes”, comenta, em declarações ao Briefing.

O importante – sublinha o brand design master da Brandia – é que a agência fez “um grande trabalho para um cliente gigante e para um evento planetário que se realiza no maior país do mundo”: “Um trabalho que foi ganho em concurso internacional mais uma vez. Que gerou a adesão imediata dos organizadores e dos seus principais sponsors e que se vai revelar aos poucos ao longo dos próximos anos num sistema de identidade inovador, dinâmico e encantado que representa a alma do país organizador e apresentará ao mundo um país fascinante”.

fs@briefing.pt

Quinta-feira, 30 Outubro 2014 13:09


PUB