O estúdio nasceu em 2011 de uma forma natural. Após a fundadora e diretora criativa, Mafalda Portal, ter terminado a licenciatura, mudou-se para Barcelona, cidade onde tirou um mestrado e onde teve a oportunidade de trabalhar em três estúdios de design. Foi sempre trabalhando como freelancer e, quando regressou ao Porto, em 2008, o volume de trabalho aumentou, o que fez surgir a necessidade de formar uma equipa.
Esta equipa tinha como objetivo dar resposta “em tempo útil e com qualidade” aos clientes e, por outro lado, abrir a porta a novos projetos. No início, houve necessidade de delinear o core do estúdio: o branding e o digital “andavam lado a lado” em termos de volume de trabalho, mas, Mafalda Portal explica que rapidamente perceberam que o que os movia era o desenvolvimento de identidade e packaging de nicho.
As ambições de 2011 não são as mesmas dos dias de hoje. Agora, o foco está em continuar a trabalhar de perto com marcas que permitem “desenvolver conceitos diferenciadores, materializados com o rigor e detalhe”.
O core business do 327 Creative Studio passa, então, pelo desenvolvimento de packaging, partindo da “criação do conceito e respetivo storytelling até aos ínfimos pormenores tipográficos e de produção gráfica”.
“Para nós, faz sentido pensar uma marca como um todo, para que o universo visual seja o mais coerente e estruturado possível. Gostamos de fazer parte de todos os processos, desde a criação do naming, conceito, identidade e desenvolvimento de todos os materiais de comunicação, culminando na presença digital da marca. Estamos agora a dar os primeiros passos no desenvolvimento tipográfico específico para cada identidade, de forma a tornarmos os nossos projetos ainda mais custom-made”, acrescenta.
Então, o que podem as marcas esperar do design do estúdio? Nas palavras da fundadora, “um design com propósito que alia a estética à função”, juntando, ainda, uma vertente tendencialmente “minimalista”, mas de personalidade “forte e dinâmica”. A marca identificativa do 327 Creative Studio está na importância dada aos “mais pequenos detalhes”, isto é, os que fazem “toda a diferença” no processo criativo.
A fundadora e diretora criativa acredita que o maior desafio que enfrentam é transversal a quase todos os projetos. Isto é, defender perante os clientes a necessidade do recurso a materiais e acabamentos diferenciadores e de qualidade para se obter um resultado superior.
Manter o crescimento sustentável que tem tido nos últimos anos é a meta para o 327 Creative Studio, tanto a nível nacional como internacional. Alcançar novos projetos e clientes que abram caminhos “ambiciosos e desafiantes” está também nos planos.
Nos últimos anos, a equipa tem estado envolvida no desenvolvimento de projetos em setores como a cosmética, suplementação alimentar e vinhos/destilados. Aumentar o volume de trabalho neste setor é o intuito, a par de reforçar as competências em design de produto para que possam “oferecer soluções mais personalizadas e estabelecer cada vez mais uma identidade nas áreas a que se dedicam”.
Fazer com que as pessoas criem uma ligação especial com as marcas, privilegiando uma comunicação emocional? É a ambição deste estúdio cujo nome nasceu de uma private joke e, por isso, continua no segredo dos… amigos!
Catarina Simões Farinha