EXD’11 apresenta dois ciclos de cinema em simultâneo

EXD'11 apresenta dois ciclos de cinema em simultâneo

 

No âmbito da 6ª edição da bienal tem início hoje, quarta-feira, a iniciativa ciclo de cinema programado por Ricardo Matos Cabo, numa parceria da EXD’11/ Lisboa e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. A novidade desta edição é que irão decorrer dois ciclos de cinema em simultâneo, o primeiro denominado de Resíduos e o o segundo Colisões.

O Resíduos consiste num programa documental elaborado à volta deste conceito. Surge no seguimento do ciclo de cinema Contar o Tempo (EXD’09), cujo objectivo principal é lançar um olhar sobre aquilo que fica e permanece, dos resíduos do tempo, da história e do material, num conjunto de 20 filmes em 11 sessões. No ciclo estará presente o escritor, ensaísta, cineasta e produtor Hartmut Bitomsky que apresentará o filme de sua autoria STUAB “PÓ” de 2008, e ainda o cineasta experimental alemão Klaus Wyborny. Wyborny, regressa a Lisboa para apresentar o seu último filme “Estudos sobre o Declínio do Ocidente” e realizar uma conferência sobre a influência da obra de Robert Breer nos seus próprios filmes e técnicas de composição.

Por seu lado, Colisões é uma selecção de 34 filmes do pioneiro do cinema de animação Robert Breer. Este ciclo, faz referência a uma das formas preferidas do realizador de trabalhar com as
imagens (e a sua relação com o espectador). O evento concentra em quatro sessões momentos distintos da filmografia de Robert Breer.

Os ciclos estendem-se até dia 9 de Dezembro na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Fonte: Experimenta Design


Quarta-feira, 02 Novembro 2011 10:59


PUB