No artigo de duas páginas, Lima, apresentado como jornalista, assessor de comunicação do Primeiro-Ministro de Portugal, Cavaco Silva, entre 1985 e 1995 e consultor político do Presidente da República desde 2006, diz que controlar o fluxo noticioso numa “época de grande competição informativa é de vital importância para o êxito de qualquer iniciativa no plano político”.
Dando como exemplo o que se passou no tempo de Ronald Reagan, quando este liderou os EUA e que tinha um homem, Michael Deaver, que mais trabalhou a ideia da imagem, Fernando Lima refere que o antídoto encontrado pela equipa de Reagan para combater os desvios dos media e manter a agenda política controlada, foi fazer o que chamavam a “manipulação pela inundação”.
Fernando Lima foi responsável pela assessoria para a Comunicação Social do atual Presidente da República até Setembro de 2009. Foi afastado na sequência do chamado “caso das escutas”, tendo sido identificado pelo Diário de Notícias como a fonte do jornal Público nas notícias onde se afirmava que Cavaco Silva suspeitava estar a ser espiado pelo Governo de José Sócrates e que “incendiou” a relação em Belém e São Bento.
O primeiro número da edição brasileira da “Campaigns & Elections” saiu em Dezembro de 2011. Considerada a nível mundial com uma das melhores publicações em matéria de comunicação, estratégia e marketing político, a revista terá uma periodicidade mensal e os cinco mil exemplares são maioritariamente distribuídos no Brasil, junto da chamada classe política.
Apesar de ser dirigida ao mercado brasileiro, irá possuir uma componente portuguesa, quer através da colaboração de alguns profissionais portugueses – como foi o caso de Fernando Lima no primeiro número – quer da presença de José Paulo Fafe entre os membros do conselho editorial da revista.
Hermínio Santos
Fonte: Briefing