Um objeto indispensável
Auscultadores. A música faz parte da minha vida e por isso é o objeto que anda sempre comigo. Em viagens de trabalho ou pessoais e até no dia a dia para os momentos em que é necessária maior concentração para quem, como eu, trabalha em open space.
Um livro memorável
”Os filhos da droga”. Um clássico. Um livro duro, autobiográfico, sobre uma realidade que, infelizmente, continua a ser atual. Li-o no momento certo (adolescência), sendo que passados mais de trinta anos, e muitos livros depois, continua a ser a minha primeira referência.
O filme da minha vida
”A Lista de Schindler”. Uma obra prima de Steven Spielberg, é um filme fantástico que mostra, por um lado, a crueldade da natureza humana num período negro da história, mas por outro, aquilo que de melhor podemos encontrar nessa mesma natureza humana, personificada em Oskar Shindler que ajudou a salvar mais de mil judeus da morte nos campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Já vi o filme várias vezes e é sempre com emoção que o revejo.
O hobby
Tocar bateria. É uma paixão antiga desde que era miúdo. É o momento em que consigo desconectar de tudo o resto e alivar a pressão do dia a dia. Aconselho!
A marcenaria. É um hobby que surgiu com a pandemia, mas na verdade é uma “herança” do meu avô paterno que era marceneiro. Quando era criança passava horas a vê-lo trabalhar a nobre madeira. Adorava o cheiro. O “bichinho” esteve lá desde sempre. Só estava “adormecido”.
A série de eleição
Das várias que tenho visto, não posso deixar de mencionar três: Gomorrah (sobre a máfia napolitana), Kalifat (sobre o recrutamento na Suécia de jovens para o Estado Islâmico) e Succession (sobre a sucessão de poder num grupo de comunicação social). Em todas elas podemos encontrar um excelente argumento e excelentes interpretações. Viciantes e imperdíveis!
Banda sonora da vida
Sou muito heterogéneo no que ouço, mas aos 15 anos comecei a ouvir música mais pesada, nomeadamente Paradise Lost e My Dying Bride, bandas que sigo há mais de trinta anos. Noutros estilos, sou fã dos icónicos The Cure e Depeche Mode.
Um destino inesquecível
Patagónia, na Argentina. Era um destino improvável, mas foi uma ótima surpresa, onde tive a oportunidade de visitar os glaciares Perito Moreno, Spegazzine e Upsala. É uma experiência única.
Onde não voltarei
De todos os destinos que visitei não excluiria nenhum para uma segunda visita. No entanto, existem locais em que apenas me faz sentido visitar uma vez. Alguns destinos são inesquecíveis por toda a mística e encanto da sua descoberta pela primeira vez.
O carimbo que falta no passaporte
Muitos ainda por carimbar, mas Japão e Austrália são projetos futuros que estão no meu top de escolhas.
O recanto em Lisboa
Lisboa tem vários recantos que são um encanto, mas a minha preferência recai para o campo e praia. Tenho a sorte de morar no campo e perto da praia onde, com um estilo de vida mais tranquilo, me permite recarregar as baterias diariamente.
Uma marca de sempre
Hoje em dia os clubes desportivos, deixaram de ser apenas instituições onde se praticam variados desportos, mas passaram a ser também empresas e, por consequência, marcas. Nesse sentido, decididamente, a minha escolha vai para a “marca” Sporting. Poucas são as marcas que têm o poder de garantir tão elevados índices de fidelização e de captação de novos clientes como os clubes desportivos.
Uma figura inspiradora
Os meus pais, por todos os ensinamentos e dedicação ao longo da vida.
Tornei-me marketeer porque
Nos últimos dois anos da minha licenciatura em Gestão, um dos professores que mais me marcou foi José Crespo de Carvalho, que desvendou, naquela altura, todo um mundo novo através das cadeiras de Marketing e Gestão Comercial. Foi aí que ficou claro o rumo que queria dar à minha vida profissional.
A estratégia de marketing perfeita é
A que impulsiona a notoriedade e fidelização da marca, potenciando as vendas de um produto/serviço.
Se não fosse marketeer seria
Provavelmente arquiteto. Lá em casa somos fascinados por arquitetura contemporânea e por toda a envolvente na criação de um projeto. Na minha casa atual, estivemos muito envolvidos na definição do projeto, em que cada espaço, porta ou janela têm um propósito específico. Nada é ao acaso. Gostamos tanto que atualmente já estamos num novo projeto para uma nova casa.
O rosto ideal para uma campanha da Volkswagen
A Volkswagen tem como estratégia voltar a ser uma Love Brand, focada nas necessidades dos clientes, mas também partilhando o mesmo mindset no que respeita a valores. Esta estratégia tem reflexo direto na comunicação da marca. Mais humana e autêntica. Em 2024, temos várias campanhas de lançamento de novos produtos onde poderemos ver vários rostos de pessoas comuns em situações do dia a dia. Desta forma acreditamos ser possível aproximar ainda mais a marca aos seus clientes.
Acelerar para…
Potenciar a imagem e notoriedade da marca, de forma a estarmos no top of mind dos consumidores e desta forma atingir os objetivos a que nos propomos em termos vendas e quota de mercado.