FLAD acolhe apresentação do relatório Carbon Disclosure Project

FLAD acolhe apresentação do relatório Carbon Disclosure Project

É hoje apresentado na Fundação Luso-Americana (FLAD), em Lisboa, o Relatório Carbon Disclosure Project 2011 Iberia 125, elaborado pela Ecodes em colaboração com a ONG Euronatura. O relatório inclui as classificações CDP das empresas participantes elaboradas pela consultora PwC, pela primeira vez a maioria incluiu alterações climáticas na estratégia.

Neste relatório são analisas as políticas e acções das maiores empresas espanholas e portuguesas destinadas a reduzir as emissões de carbono, e este ano pela primeira vez  96 por cento das participantes incorporaram alterações climáticas na estratégia empresarial.

Isto traduz a importância crescente que os Conselhos de Administração destas empresas atribuem ao fenómeno das alterações climáticas.

A importância estratégica das alterações climáticas reflecte-se também nos produtos e serviços que a maioria das empresas (79 por cento) está a desenvolver para ajudar terceiros a reduzir as emissões de carbono. No relatório, consta a forma como as empresas avaliam a rentabilidade dos seus investimentos em redução de emissões, uma prática primordial para conseguir transmitir aos investidores a rentabilidade a longo prazo da prevenção e mitigação das alterações climáticas.

A valorização deste tipo de gestão e estratégia pelos investidores como indicador de segurança e rentabilidade a longo prazo é importante para que as empresas despendam proveitos financeiros em acções que tenham como alvo a redução de emissões.

O número de empresas a responderem anualmente ao pedido de informação do CDP tem aumentado, mas também é visivel a forma como as empresas que participaram em edições anteriores estão a melhorar a gestão interna do tema alterações climáticas em áreas como a gestão de riscos e oportunidades, a incorporação de incentivos na gestão de emissões ou a verificação externa de inventários de emissões.

O CDP analisa de que forma as maiores empresas do mundo planificam a redução da pegada de carbono. No relatório são assinaladas as empresas líderes em transparência e em desempenho no que concerne à redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Fonte: LPM Comunicação

Terça-feira, 06 Dezembro 2011 10:43


PUB