Na apresentação, o autor fez uma exposição sobre os temas abordados no livro, nomeadamente a história sobre o surgimento das sondagens. Além disso, foi abordado o papel dos media na apresentação das conclusões dos estudos e como, muitas vezes, diferem dos resultados eleitorais. Fazendo uma “ponte” com o seu livro anterior, Luís Paixão Martins referiu que “a campanha eleitoral é feita para indecisos” e que, tal como as pessoas estão a perder uma ligação com as marcas, o mesmo está a acontecer com os partidos políticos.
Em declarações à Briefing, afirmou que “há um problema com as sondagens” e que, depois de ler este livro, “as pessoas não verão notícias sobre sondagens da mesma maneira”. O especialista em comunicação revelou, ainda, que a ideia para este trabalho surgiu durante a produção do anterior e que planeia lançar em breve, pelo menos, mais dois.
A apresentação contou ainda com a presença do editor da Livros Zigurate, Carlos Vaz Marques, que anunciou que este é um spinoff da obra “Como Perder Uma Eleição”, lançado no início do ano.
O lançamento de “Como Mentem as Sondagens” decorre este sábado, 28 de outubro, no El Corte Inglés, em Lisboa; e a 4 de novembro, na Casa Comum, no Porto.
Simão Raposo