Briefing | Quais os principais valores da comunicação do grupo Rangel?
Manuel Ribeiro | O profissionalismo, a confiabilidade, a qualidade e a segurança são valores nos quais a Rangel se apoia diariamente. Para nós é realmente importante que todos os nossos clientes e potenciais clientes se identifiquem com os valores da marca, mas é ainda mais importante que os mesmos identifiquem estes valores nos serviços que prestamos.
Preocupados e cuidadosos com a imagem da nossa marca, temos apostado numa equipa de marketing e comunicação que trabalha diariamente para que estes valores sejam claros e transversais a todas as empresas do grupo e possam transparecer de forma natural para os clientes.
Briefing | Estes valores são usados em todos os mercados onde o grupo está presente?
MR | Sim, apesar de existirem algumas diferenças na comunicação de país para país, uma realidade à qual ainda nos estamos a adaptar, os valores são valores base da Rangel e, como tal, permanecem inalterados em qualquer país. Consideramos importante a adaptação de qualquer empresa à cultura pessoal e profissional do país onde se pretende instalar. É necessário verificar todas as diferenças culturais e sócio económicas de cada país, tentar compreendê-las e perceber o que temos que adaptar da nossa cultura organizacional para que ambas não choquem e o prejuízo seja grande. Certamente que a mudança dos tempos, a mudança tecnológica e a mudança geográfica são fatores que podem causar alterações na cultura organizacional, mas para já estes são os valores que a Rangel defende e sobre os quais crescemos diariamente.
Briefing | Que uso é que o grupo faz das redes sociais e de outras plataformas digitais?
MR | As redes sociais e demais plataformas digitais são, nos dias de hoje, uma importante ferramenta de comunicação e, principalmente, de interação com os nossos clientes e é neste último ponto que se encontra a maior vantagem destes novos meios de comunicação.
Antes de as empresas terem acesso aos meios digitais a comunicação era feita apenas através de canais com um sentido, a empresa comunicava ao cliente e ficava por aí. Agora a realidade é diferente, a interação que estes meios proporcionam aumenta a proximidade e faz com que o canal de comunicação seja recíproco, o que é claramente uma grande vantagem.
Assim sendo, a Rangel não podia deixar de aproveitar esta proximidade ao cliente para poder interagir com o mesmo. Seja através do Facebook, do Youtube ou de outros meios tentamos evoluir diariamente procurando perceber qual a melhor estratégia de interação com os clientes e de integração com as mais variadas plataformas.
Briefing | Como é que o torneio FedEx Golf Challenge se enquadra na estratégia de comunicação do grupo Rangel?
MR | O torneio FedEx Golf Challenge, que estamos a organizar pelo 5º ano consecutivo, é um marco importante não só para o ramo expresso internacional da Rangel, como também se estende a todas as empresas do grupo. Trata-se de um torneio de golfe que junta clientes de todas as empresas do grupo para momentos de descontração, convívio e competição.
A organização do mesmo é feita integralmente pelo departamento de marketing da Rangel em cooperação com os departamentos comerciais das variadas áreas de negócio Rangel, para que todos os interessados possam participar neste torneio de qualidade reconhecida.
Para nós, enquanto marca, trata-se igualmente de uma boa oportunidade de fortalecer a presença e nos darmos a conhecer ao mercado. O buzz que se cria em torno deste torneio é extremamente positivo para a marca e para a divulgação da mesma.
Briefing | Qual é a força da marca FedEx em Portugal?
MR | A FedEx é uma marca bastante conhecida a nível mundial, trata-se de uma marca forte à qual as pessoas atribuem bons valores e bons serviços. Quando se fala em FedEx os portugueses automaticamente associam a marca à rapidez de serviço que lhe é inerente.
É importante para a Rangel que assim seja, uma vez que vai ao encontro daquilo que mais desejamos para a marca Rangel, o reconhecimento da marca e dos seus serviços. A internacionalização começa a trazer-nos essa visibilidade fora e dentro de fronteiras portuguesas, ajudando à propagação da marca e tornando-a mais forte.
Briefing | Quais as ações de comunicação mais relevantes que estão programadas para este ano quer para a marca FedEx quer para a marca Rangel?
MR | As ações de comunicação previstas para este ano irão decorrer, muito à semelhança dos anos anteriores, ao longo de todo o ano de 2013. Desde ações de comunicação específicas, como é o caso da comunicação direta aos nossos clientes de um novo serviço, a ações de índole geral como as publicidades produzidas para diversos jornais e publicações da área dentro e fora de Portugal. Pretendemos também manter os grandes eventos que caracterizam a Rangel, seja como organizadora ou patrocinadora, como o FedEx Golf Challenge, o StrongMan Champions League ou o apoio à Dragon Force. Pretendemos, igualmente, potenciar as ações de comunicação online, surgindo no mercado com novas ideias e comunicações mais arrojadas. Sempre com base numa comunicação integrada, consistente e transparente.
Fonte: Briefing