Há 8 apps nacionais a concorrer no WSA-mobile

Biolab, Digital Key, EDP Re:dy, MB Way, Mobi Cascais, MyCUF, Paxvoice e Zarco são as apps portuguesas escolhidas pela APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações), para representarem Portugal no World Summit Award Mobile 2016 (WSA-mobile). Esta é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que premeia as melhores soluções móveis com impacto global. 

A Biolab concorre em “Learning & Education”, foi criada pela Digital Species e consiste num laboratório interativo virtual de biologia para iPad. Já a Digital Key, está nomeada na categoria “Government & City Engagement” e trata-se de um sistema gratuito e alternativo de autenticação, disponibilizado pela AMA, e que permite aos cidadãos aceder, através de dispositivos móveis, a serviços disponibilizados por portais e sites de entidades públicas.

A EDP Re:dy, nomeada em “Environment & Green Energy” é uma app da EDP Comercial que permite ao utilizador ligar-se à sua casa e controlar os equipamentos, onde e quando quiser, monitorizando e gerindo os consumos. Em “Business & Commerce” a solução portuguesa selecionada foi a MB Way, desenvolvida pela SIBS SGPS, com a qual se podem fazer compras online ou físicas e transferências imediatas através de smartphone ou tablet.

As restantes apps nacionais selecionadas pela APDC são a Mobi Cascais, nomeada na área “Smart Settlements & Urbanization”, desenvolvida pela CEiiA para a Câmara de Cascais, no âmbito da nova estratégia de gestão integrada de mobilidade do município; a MyCUF que permite aceder a todos os sites da rede de clínicas (categoria “Health & Well Being”); a Paxvoice, que mede a opinião pública em tempo real (categoria “Inclusion & Empowerment”); e a Zarco, uma solução com a qual qualquer pessoa pode ser um guia na sua própria cidade e ajudar os viajantes (categoria “Culture & Tourism”).

O WSA-mobile realiza-se de dois em dois anos – alternadamente ao World Summit Award – e visa premiar as melhores soluções criativas digitais, seja uma webpage, um conteúdo offline, uma app móvel, um jogo ou uma produção interativa, que utilizem tecnologias com impacto na sociedade e relevância global.

A APDC voltou a coordenar todo o processo de comunicação e seleção nacional, sendo este o 6.º ano consecutivo em que adere à iniciativa.

fibra@briefing.pt 

Quarta-feira, 03 Agosto 2016 10:02


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