“É para nós significativo que o número de inscrições nos Prémios Eficácia tenha aumentado mais uma vez. Isto indica que, num contexto de crise económica, as empresas contam com a importância destas distinções para singrar num mercado cada vez mais global e competitivo. Por outro lado, este aumento vem confirmar o reconhecimento que estes prémios já têm no setor, o que nos deixa extremamente orgulhosos e satisfeitos”, afirma, em comunicado, a secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), Manuela Botelho.
Coorganizados pela APAN e pelo Grupo Consultores, os prémios incluem 13 categorias, sendo as que registaram o maior número de inscrições Alimentação e Bebidas, Telecomunicações e Media e Ativação e Patrocínios. Esta edição inclui três novas categorias – Comunicação Institucional, Utilização Criativa de Meios e Low Budget – que registaram seis inscrições cada.
A Sonae MC e o Santander Totta são anunciantes com mais inscrições, seis cada, seguidos da Unilever Jerónimo Martins.
Quanto a marcas, o Continente lidera a lista de inscrições, com sete casos, seguido do Santander Totta, com seis. Em terceiro lugar, com três incrições cada, estão a Samsung, a ZON, a Worten, a Optimus, a Mini e o MEO.
Por agências, destacam-se a Havas Worldwide Portugal, que concorre com 12 casos, e a Fuel e a Arena Media, com 10 casos cada.
Os vencedores, que serão conhecidos a 21 de novembro, serão selecionados por um júri presidido por Rodrigo Pizarro (L’Oréal) e integrado por Alberto Rui (IPG Mediabrands), Bruno Almeida (Unilever), Eurico Nobre (OgilvyOne), Francisco Viana (Caixa Geral de Depósitos), Inês Lima (EDP), João Ribeiro (Fuel), Jorge Veríssimo (Escola Superior de Comunicação Social), José Manuel Costa (GCI), Leonor Dias (ZON), Lúcia Lima (especialista de investigação) e Luciana Cani (Leo Burnett).
Fonte: GCI