Numa intervenção onde falou das ameaças e oportunidades para as televisões, quer em sinal aberto quer pagas, Pais do Amaral disse que as primeiras são o único media com capacidade para chegar às grandes massas, têm uma produção inigualável e conteúdos-chave para atrair audiências e que são a ficção, as notícias, o desporto e os reality shows.
Por tudo isto o presidente da Media Capital acredita que ainda “há muito negócio para fazer na televisão em sinal aberto”. Numa clara alusão à privatização da RTP, Pais do Amaral afirmou que existem actualmente dois operadores com “brands fortíssimos” e que um terceiro operador terá muitas dificuldades para “atingir o break even”.
Para o empresário a existência de mais espectro, a digitalização, a perda de share de publicidade para a internet e a privatização da RTP são as ameaças à actividade das televisões em sinal aberto. Sobre a televisão paga, referiu que a principal ameaça é a desintermediação entre internet e consumidor, dando o exemplo dos streamings feitos directamente dos computadores para a televisão.
Hermínio Santos
Fonte: Briefing